Comunidade regional mobilizada

 Comunidade regional mobilizada

Lagoa dos Patos: uma das riquezas de Tapes

Planície Costeira Interna
irá prestigiar abertura da safra em Tapes e buscar informações
.

A Abertura Oficial da Colheita do Arroz em 2015 foi antecipada para o início de fevereiro. Isso porque geralmente ocorria em meio ao pico de colheita dos produtores, o que afastava muita gente do evento, não por vontade, mas por necessidade de o rizicultor estar comandando uma etapa importante em sua lavoura. Juarez Petry de Souza, dirigente arrozeiro em Tapes (RS), considera que a antecipação do evento muda um pouco este conceito, ainda mais numa safra que começou um pouco mais tarde do que o ideal. “Não tenho dúvidas de que teremos uma grande participação, principalmente de nossa região, da Depressão Central, da Planície Costeira Externa e da Zona Sul, pela distância menor em relação a Mostardas, que sediou a abertura no ano passado”, afirma.

Além disso, enumera as palestras de grande interesse, como a apresentação do custo de produção que a Federarroz apurou entre os produtores de diferentes regiões e do consultor internacional Patrício Méndez del Villar, e a oportunidade dos produtores conhecerem o novo presidente do Instituto Rio Grandense do Arroz, Guinter Frantz, e suas propostas à frente da autarquia. “Vamos ter gente do Mercosul e do sul catarinense por aqui também”, avisa.

O prefeito Silvio Rafaelli, que também é rizicultor, destaca que a oportunidade de receber a 25ª Abertura Oficial da Colheita do Arroz é uma dádiva para uma cidade que tem em toda a sua história a busca incessante pela valorização da lavoura, do produtor e da atividade que gera renda e empregos na economia do município. Rafaelli explica que Tapes buscou espaços e se credenciou para receber o Brasil e também Uruguai e Argentina e outros países para discutirem tecnologia, política de preços, oportunidade de negócios e seguro agrícola e formar uma pauta proativa para o setor. “É um evento que foi abraçado pela comunidade, pelas forças vivas e pela cadeia produtiva de toda a região. Será uma grande abertura da colheita, não só pela presença de público, mas pelo conteúdo dos debates, pelo legado que deixará na cidade, com o aporte tecnológico e de conhecimento aos nossos produtores”, projeta.

FIQUE DE OLHO
Tapes está a 100 quilômetros de Porto Alegre e tem 18 mil habitantes. É banhada, a leste, pela Lagoa dos Patos, o que a torna uma cidade turística de inúmeras belezas naturais.

Deixe um comentário

Postagens relacionadas

Receba nossa newsletter