Conab confirma VEP para o arroz
O gerente de Alimentos Básicos da Conab, Paulo Morceli, informou que o estoque da companhia no RS chega a 1,4 milhão de toneladas.
A cadeia produtiva do arroz no Estado e a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) acertaram, ontem, a realização de leilão de Valor de Escoamento de Produto (VEP).
A data deve ser definida até o final desta semana, mas é previsto que a negociação ocorra entre os dias 19 e 23 de novembro. Estarão em oferta 150 mil toneladas de grão em casca e beneficiado da safra 2004/05 para os estados da região Norte e mercado externo, exceto Argentina, Uruguai e Suriname.
O gerente de Alimentos Básicos da Conab, Paulo Morceli, informou que o estoque da companhia no RS chega a 1,4 milhão de toneladas.
– Frente a esse total, a oferta não é muito representativa, mas só podemos liberar o que tiver mercado – comentou.
A operação também tem por objetivo abrir espaço para a nova safra. Se for vendido todo volume, a Conab analisará novo pregão.
Não foi definido o prêmio. O preço será a média do valor de mercado na semana anterior ao leilão. Semana passada, a média fechou em R$ 22,71.
O presidente da Federarroz, Renato Rocha, acredita que a redução nos estoques pode influir no mercado gaúcho e estabilizar o preço do arroz, que está em R$ 22,5 a saca. O coordenador da Comissão do Arroz da Farsul e presidente da Câmara Setorial Nacional do Arroz, Francisco Schardong, espera que a operação alavanque as exportações.
A retirada do produto do armazém credenciado deve ser feita até o dia 28 de fevereiro e o pagamento, 15 dias antes do carregamento. A data limite para colocação no porto de Rio Grande é 30 de abril e de escoamento, 30 de setembro.