Conab e IBGE divulgam estimativa de safra 2007/08: a maior da história
Serão cultivados 3 milhões de hectares com arroz, 0,8% (23,3 mil hectares) a mais do que na safra anterior.
Com um crescimento de 2,3% a estimativa da safra de grãos para o período 2007/08, divulgada nesta segunda-feira (10), apresenta-se como a maior da história. O terceiro levantamento da produção brasileira, divulgado pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), vinculada ao Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento(Mapa) e o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) estima uma colheita de 134,8 milhões de toneladas, considerando a safra anterior 131,8 milhões toneladas. Este é o primeiro resultado de previsão de safra agrícola unificado anunciado, conjuntamente, pela Conab e IBGE, que passaram a trabalhar em conjunto nas pesquisas do setor.
De acordo com o diretor de Logística da Conab, Sílvio Porto, comparando o número atual com o levantamento do mês passado, é verificada uma redução de 0,6%, (772,6 mil toneladas) na produção.
– Ainda assim, o quadro se mantém positivo, estimulado, principalmente, pela expansão da área de plantio e incentivado pelos preços remuneradores do mercado. Essa confirmação, entretanto, depende do comportamento do clima nos próximos meses -.
Mesmo com uma redução de 0,5% em relação à safra passada, a soja mantém a liderança entre os grãos, com 58,1 milhões toneladas. Outra cultura que se destaca é a do milho primeira safra, que deve ficar em 37,3 milhões toneladas, ou 2% superior. O caroço de algodão alcançou desempenho satisfatório, com 2,5 milhões toneladas, acréscimo de 3,9%. Já o feijão primeira safra apresenta queda de 2,4% e deve ficar em 1,5 milhão de toneladas. O motivo está nas baixas precipitações pluviométricas, seguidas de estiagens prolongadas e baixas temperaturas nos estados produtores, no período da época do plantio (agosto e setembro).
Área de Plantio
A plantação deve ocupar uma área de 46,5 milhões de hectares, aumento de 0,6%. O maior crescimento apresentado foi na lavoura de soja de 1,3% (de 20,7 para 20,9 milhões hectares). Essa realidade reflete o retorno do plantio da oleaginosa em áreas que deixaram de ser cultivadas na safra 2006/07. Há também expansão de 1,9% nas lavouras de milho primeira safra (de 9,5 para 9,7 milhões hectares) e de 3,4% no algodão (de 1,10 para 1,33 milhão hectares).
O trabalho foi realizado por técnicos da Conab e do IBGE, que estiveram em campo no período de 19 a 23 de novembro, quando ouviram 990 informantes de 330 municípios, entre representantes de cooperativas, órgãos públicos e privados, agentes financeiros e produtores dos estados do Centro-Sul, Piauí, Maranhão, Rondônia, Tocantins e Bahia.
ARROZ
Na atual safra serão cultivados 3,0 milhões de hectares, 0,8% (23,3 mil hectares) a mais do que na safra anterior. Esse incremento ocorreu, principalmente, em função da retomada das áreas que deixaram de ser plantadas no ciclo passado, pela escassez de chuvas no Rio Grande do Sul. Nos Estados da região Sudeste e Centro-Oeste, observase uma redução de 12,6% (70,2 mil hectares) na área plantada, que está sendo ocupada pela soja, milho e algodão. De maneira geral, a cultura encontra-se em fase final de implantação.
A produção está estimada em 12,0 milhões de toneladas, superior em 5,7% (641,4 mil toneladas) à da safra anterior. Desse total, a Região Sul representa 69,6% (8,3 milhões de toneladas), com destaque para o Rio Grande do Sul, que participa com 84,8% (7,1 milhões de toneladas) da produção regional.
Com informações de Dilma Duarte/Conab