Conab leiloa 150 mil toneladas de arroz
O arroz será vendido com subvenção. Para ter direito ao benefício, os interessados deverão escoar a produto para o Norte ou exportar, com exceção para Argentina, Uruguai e Suriname.
Em reunião realizada com o setor produtivo de arroz, ontem (6) em Porto Alegre, a Conab decidiu realizar leilão de 150 mil toneladas de arroz do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina. O aviso será divulgado a partir do dia 19 e o leilão deve ocorrer de 19 a 23. O arroz será vendido com subvenção. Para ter direito ao benefício, os interessados deverão escoar a produto para o Norte ou exportar, com exceção para Argentina, Uruguai e Suriname.
Segundo o analista da estatal, Paulo Morceli, outro leilão poderá ocorrer em breve, para distribuição de mais 200 mil toneladas.
– Vamos escoar proporcionalmente os estoques públicos de arroz armazenados no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina. Mas antes de definirmos outro leilão vamos analisar os resultados do que está programado.
Desde dezembro de 2004, quando foi regulamentado o mecanismo que subvenciona a venda de estoques públicos do Governo Federal, conhecido como Valor de Escoamento de Produto (VEP), a Conab trabalha para abastecer regiões onde há pouca oferta. Os leilões realizados pela estatal também atenuam as diferenças de preços praticados em cada região do país.
Na região de Pelotas/RS, por exemplo, no final do mês de outubro o preço da saca de arroz com casca oscilava entre R$ 23 e 24. Já no nordeste do Pará o preço aproximou-se a R$ 35,00.