Conab quer prazo para consulta
processo terminaria no dia 21, mas deverá ser adiado para o final de fevereiro, segundo o diretor de gestão e estoques da Conab, Pedro Beskow.
A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) pedirá ao Ministério da Agricultura (Mapa) a prorrogação do prazo da consulta pública do Sistema Nacional de Certificação de Unidades Armazenadoras. O processo terminaria no dia 21, mas deverá ser adiado para o final de fevereiro, segundo o diretor de gestão e estoques da Conab, Pedro Beskow. A meta é obter um maior volume de sugestões sobre o funcionamento e os critérios do processo, que deverá entrar em vigor na safra 2007/2008.
– A consulta definirá os requisitos das avaliações – explica.
A conformidade no armazenamento de produtos agrícolas, derivados, subprodutos e resíduos está na Lei 9.973/2000 e abrangerá as 14 mil unidades armazenadoras do Brasil. O projeto será desenvolvido de acordo com as regras do Sistema Brasileiro de Certificação, e com a participação de representantes da atividade.
O objetivo é estabelecer condições técnicas e operacionais para a qualificação dos armazéns destinados à guarda e à conservação de produtos agropecuários.
– Todos os armazenadores serão obrigados a ter suas unidades certificadas – argumenta.
As unidades não aprovadas e não avaliadas não poderão ser utilizadas para a guarda e conservação de produtos agropecuários adquiridos com recursos do Tesouro Nacional. O assunto foi debatido, ontem, na Cooperativa Arrozeira Extremo Sul, em Pelotas. O evento, promovido pelo Irga, repete-se amanhã, em Cachoeira do Sul.