Confira a programação da 14ª Abertura da Colheita do Arroz em Santa Vitória do Palmar

Festa será de 5 a 7 demarço, na Granja Darci zanetti.

Os orizicultores gaúchos estarão reunidos nos dias 5 até 7 de março em Santa Vitória do Palmar para prestigiarem a 14ª Abertura Oficial da Colheita do Arroz no Rio Grande do Sul. O evento será realizado na Granja Darci Zanetti, na BR 471, quilômetro 624.
O evento será marcado pela expectativa de boa comercialização, já que a tendência é de safra nacional próxima a 11,2 milhões de toneladas. De acordo com o presidente da Federação das Associações dos Arrozeiros do Rio Grande do Sul (Federarroz), Artur Oscar Loureiro de Albuquerque, o Rio Grande do Sul responde por 50% da lavoura orizícola brasileira, sendo o sétimo maior produtor e consumidor de arroz do mundo e o primeiro de país ocidental. Ele destaca que os seis países que estão na frente, são da Ásia.
Segundo Albuquerque, o arroz significa 10% do ICMS do Estado, 3.1% do produto Interno Bruto (PIB) gaúcho e ainda conta com mais de 15 mil produtores na metade sul, tornando-se um instrumento mais concreto de desenvolvimento e circulação de riquezas. O Rio Grande do Sul conta com um milhão e 30 mil hectares de arroz. O setor arrozeiro tem gerado 350 mil empregos diretos.
Conforme o vice-presidente da federação, Valter José Pötter, a abertura oficial da colheita reúne o que tem de mais inovador no setor orizícola. Pötter diz que para esse evento já estão convidados os presidentes do Brasil e do Uruguai. O presidente da Federação projeta que o país uruguaio deve exportar um número expressivo de toneladas de arroz, para suprir o consumo do Brasil.
Para essa edição, os dirigentes da federação informam que terá exposição de lavouras demonstrativas, máquinas, insumos e serviços, com a participação de instituições como Irga, Embrapa, Inia, Emater e empresas. O título de Homens do Arroz será destinado para Rubens Dantas Silveira, Èrico da Silva Ribeiro, Carlos Ribeiro, Paulo Sérgio Pinto e o vice-presidente do Brasil, José Alencar. A homenagem para técnico Destaque em Arroz vai para Walmir Menezes.

Confira a programação da 14ª Abertura da Colheita do Arroz:
05/03 – 9h – Inscrições dos participantes
9h30min – Cursos do Senar
10h – Sessão Pública da Comissão de Agricultura da Câmara Federal
10h – Reunião do Fundo Latino Americano de Arroz Irrigado / Chuí-RS
13h30min – Continuação dos cursos do Senar
14h – Sessão pública Conjunta de Comissão de Agricultura e da Comissão do Mercosul da Assembléia Legislativa
21h – Jantar no Clube Comercial de Santa Vitória do Palmar para entrega do troféu “Homem do Arroz” e palestra com Ana Amélia Lemos
22h – Shows
06/03 – 9h – inscrições
10h – Reunião da Câmara Setorial do Arroz do Rio Grande do Sul, sobre Mercado e Comercialização
14h – Palestra a cargo da Bolsa Brasileira de Mercadorias
15h – Palestra a cargo da Embrapa
17h – Palestra a cargo do Irga
20h – Palestra a cargo do INIA
21h – Shows
07/03 – 10h – Lançamento do livro “Cultura do Arroz Irrigado” – Embrapa Clima Temperado de Pelotas
10h30min – Homens do Arroz 2004 – Homenagem de Destaque – Ricardo Conceição, Vice-presidente de Agro Negócios e Governo do Banco do Brasil SA
11h – Abertura oficial da colheita do arroz
13h – Almoço com as autoridades
15h – Assembléia Geral para deliberar sobre o exposto pelas autoridades
18h – Shows
22h – Encerramento

2 Comentários

  • teste

  • teste comentário

Deixe um comentário

Postagens relacionadas

Receba nossa newsletter