Congresso Brasileiro do Arroz Irrigado será realizado em agosto em Pelotas
Foto: Paulo Lanzetta/Embrapa
(Por Embrapa) A 13ª edição do Congresso Brasileiro de Arroz Irrigado (XIII Cbai), ocorrerá nas dependências do Sesi Pelotas, no período de 12 a 15 de agosto de 2025. A promoção é da Sociedade Sul-Brasileira de Arroz Irrigado (Sosbai) e a realização é da Embrapa. A agenda iniciará com a sessão Solene de Abertura, ao apresentar a Conferência Magna: Semeando conhecimento, alimentando o Brasil, que leva o mesmo nome do tema escolhido para o XIII Cbai. Esta sessão acontecerá no dia 12 de agosto, às 18h, no auditório do Sicredi, também em Pelotas.
“Esperamos que os temas, palestrantes e oportunidades de discussão vislumbrados pela comissão organizadora, sejam aproveitados por profissionais da cadeia dos sistemas produtivos agrícolas das terras baixas, incluindo estudantes, produtores, consultores técnicos e demais colegas da pesquisa e extensão rural”, comentou André Andres, presidente da Sosbai.
A Programação terá quatro dias intensos
Painéis
A programação do Congresso prepara cinco grandes painéis que irão abordar temáticas envolvendo o Mercado consumidor de arroz, Avanços no melhoramento genético, Impactos e desafios do arroz irrigado face às mudanças climáticas, Desafios e oportunidades para uso de bioinsumos em arroz irrigado e A problemática da presença de plantas daninhas resistentes a herbicidas nas terras baixas. Esses painéis serão apresentados a partir do segundo dia da programação até o último dia de evento, dia 15, e nos intervalos serão realizadas as sessões de trabalhos orais e apresentações de pôsteres. Acompanhe a programação por aqui.
Minicursos
Os minicursos acontecerão todos no primeiro dia do , 12 de agosto, no Sesi Pelotas. Os participantes terão a alternativa de escolher entre seis temas de minicursos. Todos eles serão realizados paralelamente em cada turno do dia, assim o participante poderá participar apenas de um em cada turno, mas terá um cardápio bem interessante como bagagem de conhecimento para levar como experiência para sua rotina profissional. Entre os temas dos minicursos estão Funcionalidade e utilização do aplicativo PlanejArroz, Tecnologias para aplicação de defensivos agrícolas, Manejo e fertilidade do solo em arroz irrigado, Subprodutos de arroz na dieta de ruminantes, Automação de Elementos da Vazão com Arduino e Análise de Mercado de Arroz. Os Minicursos estão sendo organizados por professores da Faculdade de Agronomia Eliseu Maciel (Faem), da Universidade Federal de Pelotas, Embrapa e Sindarroz.
Os minicursos terão entre 30 a 40 vagas por adesão, com inscrições no valor de 55 reais. Faça sua inscrição com antecedência pelo site do evento.
Oficinas tecnológicas
Outra opção dentro da programação serão as oficinas tecnológicas organizadas e oferecidas por instituições parceiras. Elas acontecerão entre os dias 13 e 14 de agosto e estão sob a responsabilidade da Basf, Irga e Corteva.
Jantar de confraternização
Haverá o tradicional jantar de confraternização para celebrar a realização do Congresso e também propor um momento para integração entre os congressistas. A atividade acontecerá no dia 14, a partir das 19h30, no Clube Brilhante. Valor: 150 reais por pessoa.
Expectativa de público
O XIII Cbai espera reunir cerca de 700 participantes entre pesquisadores, professores, técnicos, profissionais ligados ao agronegócio, estudantes e produtores para a apresentação e discussão de inovações científicas e resultados de pesquisas direcionados ao setor orizícola.
Inscrições para o evento
Os interessados em participar do evento podem se inscrever no , escolhendo a sua categoria de participação e investimento. Há inscrições individuais e por grupos com valores promocionais. Todos os participantes receberão um certificado de participação no Congresso, que estará disponível 15 dias após o término do evento.
Promoção do evento
O XIII Cbai tem como co-realizadores a Epagri, Ufpel, Ufrgs e Ufsm.