Conselheiros do Irga enfatizam harmonia institucional
(Por Igor Garcia) O Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga) realizou mais um Dia de Campo. O evento iniciou na quarta-feira (01/03) ocorrendo até sexta-feira (03/03) na Estação Experimental do Arroz (EEA) em Cachoeirinha.
O Dia de Campo tem como finalidade demonstrar ao produtor os resultados das pesquisas desenvolvidas. Durante os três dias, 464 pessoas participaram do evento, entre elas uma comitiva do Paraguay e os pesquisadores da faculdade dos Estados Unidos, University of Georgia, professores James Buck e Zenglu Li.
No final do evento, os membros do Conselho Deliberativo do Instituto Rio Grandense do Arroz, Fernando Reischteiner, Ivo Lessa e José Carlos Gross falaram sobre a importância do momento para o Irga, o protagonismo do Instituto ao longo dos anos, apesar das adversidades e ainda, sobre o grande empenho e trabalho realizado pelos servidores da autarquia. Os conselheiros falaram também, sobre o trabalho realizado junto ao Governo do Estado do Rio Grande do Sul, com a criação do Grupo de Trabalho de Reestruturação do instituto. Um estudo realizado em conjunto, inclusive com técnicos do governo, levantou os problemas da autarquia, com a situação ficando clara para todos, faltando hoje o avanço e a tomada de decisão, e é pra isso que o conselho tem trabalhado junto ao governo.
A diretora técnica do Irga, Flávia Tomita, avaliou o evento.
“Foram 3 dias de programação intensa, com muita troca de informações e experiências, entre pesquisadores, extensionistas e produtores. O público recebeu informações atualizadas sobre manejo de herbicidas, doenças, adubação nas cultura da soja e milho e puderam ver a campo os futuros lançamentos de cultivares de arroz do Irga.”disse Flávia.
Para o presidente da autarquia, Rodrigo Machado, a parceria entre diretoria, servidores e conselho é de grande importância.
“Iremos manter, permanentemente, este diálogo aberto, entre nossa diretoria, servidores e nosso Conselho Deliberativo, trabalhando e construindo em conjunto, as soluções que o Irga tanto busca e precisa”. afirmou Rodrigo.
Na quinta-feira, em meio ao Dia de Campo, o Instituto Rio Grandense do Arroz realizou a entrega de 10 tratores e 7 colheitadeiras da marca YANMAR, os equipamentos totalizam investimento de R$ 5,43 milhões.