Cooperja recebe pelo terceiro ano o selo Basf em qualidade de sementes de arroz

 Cooperja recebe pelo terceiro ano o selo Basf em qualidade de sementes de arroz

(Por Aline Somariva) A Cooperja Sementes recebeu pelo terceiro ano consecutivo o Prêmio de Excelência em Tratamento de Sementes Industrial Seed Solutions da empresa BASF. A cooperativa é parceira da Basf na multiplicação dos materiais com a tecnologia Clearfield e da genética de sementes de soja SoyTech, além de realizar o Tratamento de Sementes Industrial.

Vice presidente da Cooperja, Antonio Moacir De Noni, Diretor de Varejo Diego Paganini e Gerente da UBS, Celito Mezzari, em conjunto com a equipe da UBS receberam a premiação das mãos do RTV da marca, Gilberto Lopes, e Guilherme Selinger Assistente Técnico Unicampo/Basf.

A Cooperja é a única cooperativa do Brasil a ter essa certificação na cultura do arroz! Possui duas unidades modernas de beneficiamento de sementes (UBS), e realiza o tratamento de sementes industrial (TSI). Para conquista deste selo são feitas auditorias e coletas de amostras de sementes que são encaminhadas a vários testes de qualidade.

O Tratamento Industrial de Sementes (TSI) são aplicados produtos registrados através de receitas homologadas que possuem objetivo de proteger a semente de insetos e doenças que possam atacar elas no processo de germinação e estabelecimento da lavoura, proporcionando melhor desempenho no campo. Também existem hoje tecnologias aplicadas às sementes, com potencial a permitir as plantas na fase inicial a tolerar melhor eventuais situações adversas ou stress no campo. Também são adicionados polímeros as sementes que proporcionam melhor recobrimento, adesão e liberação gradual dos ativos, diminuindo chances de perdas.

Além dos benefícios técnicos, de possibilitar um melhor estabelecimento de lavoura, principalmente em situações de adversidade, o TSI traz maior conveniência e segurança ao produtor rural, e sempre são recomendadas as boas práticas de utilização do TSI, como a utilização de EPI e não realizar drenagem após semeadura (sistema pré germinado).

Para o Gerente da UBS, Celito Mezzari a conquista do selo é o reconhecimento para os associados e produtores, que confiam nas sementes produzidas pela Cooperja. “São poucas as empresas no Brasil que possuem este selo. Este reconhecimento é esforço de toda uma equipe que trabalha com cuidado e dedicação para obter sempre o melhor resultado, agradeço a todos, em poder levar aos produtores o que há de melhor no campo, em sementes e tecnologia”, agradece o Gerente da UBS Célito Mezzari.

Deixe um comentário

Postagens relacionadas

Receba nossa newsletter