Cooplantio e Basf orientam produtores sobre controle do vermelho
O principal objetivo do encontro será apresentar aos produtores a Campanha “Todos Unidos Contra o Arroz Vermelho” e orientá-los sobre a importância do manejo correto das lavouras para evitar a invasora, considerada de difícil controle pelo elevado grau de infestação.
A Cooplantio – Cooperativa dos Agricultores de Plantio Direto e a BASF realizam na próxima terça-feira, 31 de março, o Dia de Combate ao Arroz Vermelho. O dia de campo será na filial da Cooplantio de Uruguaiana/RS e contará com apoio do Instituto Rio Grandense do Arroz (IRGA).
O principal objetivo do encontro será apresentar aos produtores a Campanha “Todos Unidos Contra o Arroz Vermelho” e orientá-los sobre a importância do manejo correto das lavouras para evitar a invasora, considerada de difícil controle pelo elevado grau de infestação. O lançamento da campanha informativa e educativa foi realizado no dia 5 desse mês pela BASF, IRGA e outras entidades parceiras, durante a Abertura da Colheita de Arroz em Cachoeirinha/RS.
A área infestada com o arroz vermelho requer uma combinação de diferentes práticas culturais, sendo que uma das mais recentes alternativas é a utilização do Sistema de Produção Clearfield(r) Arroz, que combina cultivares e híbridos resistentes a herbicidas.
– O uso inadequado do Clearfield(r) pode resultar em arroz vermelho resistente e na perda da única alternativa disponível no mercado para o controle da invasora.A Cooplantio promove esse encontro com objetivo de apresentar aos produtores onde as sementes são desenvolvidas, bem como as modernas técnicas de manejo utilizadas, que aliadas à correta aplicação do sistema e o uso de sementes certificadas, produzidas pela Cooperativa e seus associados, resultam em lavouras livres de arroz vermelho e do risco de resistência das invasoras – explica Marcelo Thedy, gerente da filial da Cooplantio.
Devido aos prejuízos já registrados, a campanha tem algumas recomendações importantes para os produtores manterem a produtividade.
– A BASF tem o compromisso de sempre ressaltar a importância da conscientização para o uso de herbicida registrado, nas doses recomendadas, manejo de água e observar o controle de escapes, buscando a sustentabilidade do cultivo – diz Andreas Schultz, gerente de marketing para Arroz da BASF.