Cotações da Índia quebram sequência de perdas

 Cotações da Índia quebram sequência de perdas

Arroz na Índia: prioridade é o atendimento dos carentes durante surto de covid-19

(Por Reuters) Os preços de exportação do arroz indiano subiram pela primeira vez em sete semanas com uma rúpia mais forte, enquanto a fraca demanda empurrou as taxas tailandesas para uma baixa de mais de seis meses.

A variedade parboilizada de arroz com 5% quebrados da Índia, <RI-INBKN5-P1>, o principal exportador global, foi cotada a US $ 379 a US $ 385 por tonelada esta semana, acima da faixa de US $ 370- $ 374 da semana passada.

Os preços do arroz indiano estão subindo gradualmente devido à valorização da moeda local, a rúpia, mas ainda são bem mais acessíveis do que em outras origens, disse um exportador baseado em Kakinada, no estado de Andhra Pradesh, no sul do país hindu.

Recentemente, os preços de exportação indianos foram pressionados pela liberação de estoques do governo para ajudar a população carente em um país que enfrenta um surto grave de covid-19 e já lidera os recordes de óbitos e infecções mundiais.

A produção de arroz do vizinho país asiático, Bangladesh, deve aumentar em 3,5% para 35,8 milhões de toneladas neste ano, contando até o mês de abril, em relação ao período correspondente do ano passado, devido à maior área plantada e rendimentos maiores, disse o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA).

A especulação no mercado e os consumidores estocando arroz devido à pandemia e bloqueios associados fortaleceram a demanda doméstica no país, elevando os preços de mercado.

Bangladesh, tradicionalmente o terceiro maior produtor mundial, emergiu como um grande comprador depois que repetidas enchentes no ano passado destruíram plantações e fizeram os preços locais atingirem altas recordes.

Enquanto isso, os preços do arroz de 5% quebrados <RI-THBKN5-P1> da Tailândia aumentaram para $ 454- $ 475 por tonelada – o menor desde a primeira semana de novembro de 2020 – de $ 465- $ 473 na semana passada.

Os traders citaram a falta de demanda no exterior, embora não houvesse preocupações com a oferta.

A Tailândia exportou 1,13 milhão de toneladas de arroz nos primeiros três meses de 2021, uma queda de 23% em relação ao mesmo período do ano anterior, totalizando cerca de US $ 695 milhões, mostraram dados do controle alfandegário tailandês.

O arroz com 5% de grãos quebrados do Vietnã <RI-VNBKN5-P1> permaneceu com cotações inalteradas pela segunda semana consecutiva, em US $ 490- $ 495 a tonelada, na quinta-feira.

“As vendas permanecem lentas esta semana com a fraca demanda”, disse um trader da cidade de Ho Chi Minh.

Deixe um comentário

Postagens relacionadas

Receba nossa newsletter