Cotricasul vai para liquidação
Cooperativa quer recuperar confiança nesta safra .
Os produtores de arroz e soja que são associados à Cooperativa Tritícola Cachoeirense Ltda (Cotricasul) poderão votar hoje pelo início do processo de liquidação judicial voluntária da entidade. A assembléia decisiva terá primeira chamada às 12h30min, com 1.556 sócios habilitados para votar. O processo de autoliquidação foi sugerido pelo conselho de credores da Cotricasul há três meses, mas a direção da cooperativa entendeu, na época, que este não seria o melhor caminho. No final do mês passado a cúpula da Cotricasul voltou atrás e aceitou colocar a proposta em votação. O grande objetivo deste procedimento é ganhar a confiança dos associados para receber a safra 2006/07, que começará a ser colhida dentro de dois meses.
Na prática, com a liquidação, a cooperativa estará criando uma blindagem no patrimônio que ainda lhe resta, mas que já é insuficiente para quitar todas as dívidas. Somente com os associados, a Cotricasul deve cerca de R$ 8,7 milhões. Existem ainda contas com bancos e fornecedores, mas estes números estão sendo tratados com reservas. O tamanho da dívida com os associados é de aproximadamente R$ 8,7 milhões, mas este valor varia conforme a cotação do produto, pois o associado depositou na cooperativa arroz e soja. O problema é que a Cotricasul vendeu a safra dos associados e agora não tem como devolver a produção ou pagar estes produtores.
INADIMPLENTES
O dinheiro que está faltando no caixa da cooperativa está na mão de outros associados, que também estão em dificuldades e não têm como pagar as dívidas. Em resumo: o dinheiro que está faltando para a Cotricasul está na mão dos próprios associados inadimplentes. Entre os mais de 1,5 mil associados da Cotricasul, cerca de 200 são credores de arroz e outros cerca de 130, proprietários de soja. Estes grãos foram entregues na cooperativa para tratamento e depósito, mas estes produtos não estão mais lá.
IMPORTANTE
O presidente da Cotricasul, Nelson Schramm Júnior, tem informações privilegiadas sobre a situação da cooperativa. Estes dados serão apresentados na assembléia de hoje, que será fechada para a imprensa. Aprovado o processo de liquidação, Schramm Júnior deixará de ser presidente, mas poderá integrar o grupo de liqüidantes. A tendência é de que a Cotricasul forme um trio de liqüidantes, apesar da possibilidade de nomeação de um único interventor. Há pelo menos dois meses, uma empresa especializada está fazendo auditoria das contas da Cotricasul e apresentando relatórios sobre a situação da entidade para a diretoria da cooperativa.
ATENÇÃO
A liquidação voluntária que será votada hoje pelos associados da Cotricasul terá que ser homologada pela Justiça. Este processo é idêntico ao que se encontra a Cooperativa Agrícola Cachoeirense (Coriscal), que também vendeu o produto de seus associados e agora não tem como devolver este patrimônio. Em um paralelo com a iniciativa privada, a liquidação da Cooperativa é o mesmo que uma concordata para uma empresa particular.