Dia de campo vai enfocar plantio de arroz em áreas velhas
Paralelamente, será feito o lançamento das variedades Cambará e Ipê.
O 13º dia de campo da cultura do arroz no próximo sábado, em Sinop, no centro de pesquisas da Agro Norte, estará apresentando novas variedades e tecnologia de produção para o plantio de arroz em terras velhas que ajudarão o agricultor a aumentar a renda na próxima safra. Paralelamente, será feito o lançamento das variedades Cambará e Ipê.
O arroz é uma cultura importante na rotação de cultura e, esta safra, consolidou o plantio de arroz em terras velhas, que era muito comum na abertura de áreas novas com nível de fertilidade baixo, acidez elevada e toxicidade de alumínio. Agora, com todos os problemas fitosanitários da soja e dificuldades para conseguir renda satisfatória, o arroz se tornou uma opção viável para se plantada nas áreas de soja onde não houve aplicação de calcário nas últimas safras.
O controle de ervas daninhas, as novas variedades e o aprimoramento das tecnologias de produção têm permitido ao agricultor plantar arroz e ter boa produtividade em áreas onde só se plantava soja, milho e algodão. E as vantagens desde novo sistema são grande, além dos benefícios diretos da rotação na controle de pragas, doenças, ervas daninhas, estruturação do solo e melhora da fertilidade. O retorno é bem melhor que na cultura da soja atualmente.
Com uma tendência de aumento de preço desde o inicio da safra, com a falta de produto no mercado matogrossense e com o câmbio defasado, investir na cultura do arroz é uma opção rentável, de acordo com a assessoria da Agro Norte.