Dia do Arroz
Irga apresenta novos projetos e o Programa de Incentivo ao Consumo na Expointer 2015
.
A 38ª edição da Exposição Internacional de Animais, Máquinas, Implementos e Produtos Agropecuários (Expointer 2015) será realizada entre os dias 29 de agosto e 6 de setembro. O evento, promovido pela Secretaria de Agricultura e Pecuária do Governo do Rio Grande do Sul, é anual e acontece no Parque Estadual de Exposições Assis Brasil, em Esteio (RS).
Durante a exposição serão desenvolvidos mais de 400 eventos e atrações, dentre eles exposição de animais, feira de máquinas agrícolas e palestras técnicas. O Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga) vai estar presente com diversas atividades, que serão coordenadas a partir da Casa do Irga, tendo como alto da programação o tradicional Dia do Arroz, agendado para 31 de agosto.
De acordo com a chefe de gabinete da presidência da autarquia, Janice Machado, estão previstas homenagens pela passagem dos 75 anos do Irga, palestras técnicas e a apresentação de dois novos projetos que serão desenvolvidos ao longo dos próximos quatro anos: o Projeto Soja 6000 e o Programa de Incentivo ao Consumo de Arroz.
Lançado em julho deste ano durante o 1º Encontro de Produção de Soja em Terras Baixas do Brasil, em Porto Alegre (RS), o Projeto Soja 6000 faz parte do programa de manejo da oleaginosa em áreas de arroz irrigado para alta produtividade. “O nome foi escolhido a partir da sua meta, que é atingir uma produtividade de 6 mil quilos por hectare dentro do sistema de rotação de culturas com o arroz”, explica Janice Machado.
O Programa de Incentivo ao Consumo, coordenado pelo diretor comercial do Irga, Tiago Barata, prevê ações de longo prazo que buscam ampliar a participação do cereal na composição da dieta alimentar dos brasileiros. “Diferentemente de outras campanhas já realizadas com este objetivo, o programa do Irga quer trabalhar as questões culturais que envolvem a mudança de hábitos alimentares da população verificada nos últimos anos”, destaca a chefe de gabinete.
Esta nova abordagem, segundo ela, tem como público-alvo os profissionais das áreas da saúde e educação, que são formadores de opinião, como médicos, nutricionistas e professores, entre outros. “Queremos que estas pessoas sejam multiplicadoras dos benefícios nutricionais do arroz, bem como dos produtos derivados do cereal, tendo como foco principal a reeducação alimentar da população a partir de um trabalho de base que começa lá na escola”, argumenta.
CÂMARA SETORIAL
A programação dedicada ao arroz na Expointer 2015 também abre espaço para os segmentos representativos da cadeia produtiva do grão, como associações de produtores, indústrias e órgãos governamentais, discutirem a conjuntura e as principais demandas do setor.
Está agendada para o dia 2 de setembro, quarta-feira, a 39ª Reunião Ordinária da Câmara Setorial Nacional do Arroz, que terá lugar no auditório da Federação da Agricultura do Rio Grande do Sul (Farsul), no Parque de Exposições Assis Brasil.
“Esta é a única reunião que ocorre fora de Brasília”, ressalta o presidente da Câmara Setorial, Francisco Schardong – também presidente da comissão do arroz da Farsul. A pauta do encontro, segundo ele, ainda está sendo elaborada, mas deverá contemplar alguns dos temas que já vêm sendo discutidos ao longo dos últimos meses pela cadeia produtiva e pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) na capital federal.