Dilma veta PIS/Cofins sobre o arroz importado

Presidente não levou em consideração os apelos do setor produtivo nem o retrato dos prejuízos provocados ao setor arrozeiro do Sul do Brasil pelas vantagens dadas ao arroz importado sobre o produto nacional.

A presidente da República, Dilma Rousseff, vetou nesta terça-feira, dia 18 de setembro, o artigo de emenda à Medida Provisória que estabelecia o retorno da cobrança de PIS/Cofins sobre o arroz importado pelo Brasil, inclusive do Mercosul. Mesmo com a proposta tendo sido aprovada em dois turnos no Senado e na Câmara Federal, negociada com o setor produtivo e de autoria de uma das lideranças governistas no Congresso, o deputado federal gaúcho Jerônimo Gorgen (PP/RS), a presidente optou por manter as vantagens do produto dos países vizinhos sobre a produção nacional, segundo o segmento produtivo.

As assimetrias do Mercosul foram consideradas nocivas à produção de arroz no Sul do Brasil e uma das principais causas de prejuízos amargados pelo setor nos últimos anos, o que exigiu bilhões de reais em socorro do governo aos orizicultores, pela CPI do Arroz da Assembléia Legislativa gaúcha. No relatório da CPI, é pedido ao governo federal que a isenção de PIS/Cofins do arroz importado seja revertida. As entidades arrozeiras devem protestar junto ao ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Mendes Ribeiro Filho, e mobilizarem-se politicamente, por meio das bases ruralistas no Congresso Nacional no sentido de reverter a decisão da presidente.

18 Comentários

  • Normal governo brasileiro só protege megaempresários que pagam lobby, vamos responder esse veto com mais redução de área.

  • Um absurdo,uma vergonha!São nestes momentos que nos lembramos que somos agricultores,uma classe esquecida e humilhada por um governo corrupto e despreparado!Será que mais uma vez vamos aguentar calados?!

  • Apesar de possuir um adesivo que diz” sou agricultor e não desisto nunca!’,depois de ler uma notícia assim, a vontade é de desistir…

  • Esta decisão só reforça meu pensamento de que Brasília só faz atrapalhar quem produz. Temos que parar de ir até Brasilha com o chapéu na mão. Ou nos consientizamos de ofertar menos arroz ou este tipo de traição não vai terminar jamais. O arroz que o governo vai vender agora para diminuir nossa rentabilidade é aquele que nós mesmos vendemos para ele naquela safra que produzimos demais. Só nós podemos resolver as nossas crises. A várzea hoje tem alternativa. A soja. Comece plantando pouco para aprender e experimente o gostinho de ganhar dinheiro.

  • Pessoal, a realidade é dura, sei que sou criticado e até mesmo caçado aqui no site, mas vejam o meu comentário a quase um mês atrás, pode ser que daqui para frete vcs respeitem mais os meus comentários.
    Abraços a todos.

    31/08/2012 – Alexandre Dutra (Bagé – RS)
    Sr. Diego e demais comentarias produtores, se eu fosse vcs não ficariam tão felizes com resultado dos leilões, pois se o governo entender que a oferta de matéria-prima esta pouca e no caso esse leilão esta demonstrando isso pelos preços que estão sendo fechados nas safras 2006/2007, JAMAIS ELA VAI SANCIONAR A LEI QUE TAXA AS IMPORTAÇÕES EM PIS/COFINS, vcs não pensam, o arroz já esta atingindo um patamar de preços aqui no RS, que logo logo, vai superar os preços de importações e aí meus amigos, eu não preciso dizer o que vai acontecer né!!!! OLHO VIVO, IMPORTAÇÕES E LEILÕES NELES.

  • Colegas plantadores de arroz; mais uma vez o governo federal tripudia em cima da classe. Praticamente quase todas as nossas reinvidicaçãoes são rechaçadas pelo distrito federal, mas boas notícias e idéias veem da Ásia. Tenho plena convicção, que esta situação está mudando rapidamente, já estamos mostrando aos descrentes e ao próprio governo a nossa capacidade de união, busca de outras alternativas e o fortalecimento de nossas entidades representativas.
    Junto-me aos colegas: redução de área, soja na várzea e silo na propriedade.

  • Esta informação só reflexa o quanto estamos mal representados politicamente . Como venho falando e hora de nos unir e ter uma representação política digna do nosso esforço . Mesmo assim o ano que vem vamos vender muito bem . Ao invés de mirar os canhões para as multinacionais supermercadistas que transferem os dividendos para fora do Brasil sem gerar investimentos como os produtores e os industriais , tentam descontar na parte mais desorganizada . Amigo Alexandre , nao comemora esta noticia já que vais ser mais uma vez tiro no pé para industria . Nao pensa nao que isto só enfraquece o produtor . Nao existe industria sem produtor local . Os despachantes agradecem .

  • Palmas ao Sr. Alexandre, ele tinha razão, não sei se por análise ou por vontade, pois torce pra trazer arroz do Uruguai, lá no seu negócio em Dom Pedrito. Atenção produtores de Dom Pedrito!!!!!!!!!

  • Sempre falei aqui neste site, que a solução passa por depender cada vez menos deste governo, e solucionar os problemas dos arrozeiros, atravez de açoes que passam por diminuição de area, silos na propriedade, etc…. OLHO VIVO…BOA SORTE A TODOS…

  • Em teoria o arroz que vem a Argentina e do Uruguay estariam proibidos de entrar no Brasil já que usam herbícidas que nao estão autorizados para uso no Brasil . Onde estão nosso representantes para fazer valer a lei ??

  • pessoal temos é que parar de produzir alimento para seres humanos vamos colocar nossa propriedade a produzir comida para animais como gado, cão e passaros e ainda num futuro proximo estaremos arrendando nossas terras para os chineses que virão para este pais em busca de alimentos

  • Este veto só vai fazer DIMINUIR a vontade do produtor plantar arroz…. vale a pena ponderar sobre rotação de cultura,,, diversificar a fonte de renda na propriedade.O MERCADO SOMENTE RESPONDE ÀS LEIS DA OFERTA E PROCURA.

  • S O J A N A D I L M A!!!!!!!!!!! S O J A N A D I L M A!!!!!!!!

  • Chega desta politicagem barata que não constroe politica agricola SÓLIDA.. TEM QUE SER ATRAVÉS DE VIA JUDICIAL !!!………..SUBSIDIOS TEMOS E MUITO PARA UMA AÇÃO EFICAZ .

  • Pois é e tinha representante da classe elogiando e enaltecendo o trabalho do governo e do ministério bolivariano… Outro duro golpe para os arrozeiros!!! Ano que vem vocês verão o reflexo disso durante a colheita… Fica o aviso: PLANTEM SOJA O QUE DER PRÁ PLANTAR!!!… A produção voltando a normalidade teremos preços nos patamares de R$ 25… Temos que aprender com o passado… SUPERSAFRAS NUNCA MAIS!!!

  • Estado Flavio ! É bem isto, atras deste governo tem uma força muito grande. A população brasileira dorme enquanto eles trabalham impondo uma ditadura branca. O povo desarmado e a população ignorante e analfabeta é o maior propósito deles. Se aliam a outros partidos a qualquer preço para posteriormente lhes pucharem o tapete . ACORDA BRASIL !!!! .Busquem videos e informações via internet referente ao PT e organizações extras PAIS.

  • pois é,se o Boi soubesse a força que tem não haveria cerca que o segurasse e assim é o gaúcho,é só diminuir área e a oferta que o país pede ‘arrego”pois é o maior produtor nacional do grão,aqui em SP o vale do paraiba é o maior,porem,sem força a não ser pela localização.Assim mesmo muitos estão migrando p/ milho,soja,feijão,mineração,empreendimentos,etc…..isto é,os que ainda se arrastam nessa humilhação vergonhosa que é ser rizicultor.Estamos vivendo dois regimes(ditadura,escravidão):DITADURA somos obrigado a fazer tudo o que o gov.quer e ESCRAVIDÃO TEMOS que trabalhar p/o governo,para o famoso” programa fome zero” as custas do nosso suor .PARA ESSE GOVERNO (CUITADINHO DO MERCOSUL)E QUE SE FERRE OS PRODUTORES Brasileiros.

  • Sr Alexandre, respeito seus comentários mas e aquele que o arroz ia baixar pra r$29,00 quando iniciassem os leilões, como o sr tanto queria onde esta???
    Dilma não respeitos os produtores nesta mas pelo menos não vai largar arroz barato do governo pro CARTEL!!!
    SOJA NA VÁRZEA NELES!!!

Deixe um comentário

Postagens relacionadas

Receba nossa newsletter