Diretores do Irga assumem com a missão de tornar a lavoura de arroz sustentável
Com o aval do Conselho Deliberativo do Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga), os dois novos diretores da Autarquia foram empossados em cerimônia realizada nesta quinta-feira (22), em Porto Alegre.
Valmir Menezes, diretor técnico, e Sérgio Marocco, diretor administrativo, assumem com a missão de aprimorar os serviços do Irga e promover a sustentabilidade da lavoura de arroz. A lista tríplice com a escolha do Conselho foi acolhida pela governadora Yeda Crusius.
Novo diretor técnico, Valmir Menezes ressaltou que o principal objetivo da diretoria é promover a sustentabilidade econômica e ambiental das lavouras de arroz no Rio Grande do Sul.
– Junto com os pesquisadores do Irga, vamos buscar a redução de custos no sistema de produção e melhor a utilização dos recursos no processo produtivo -, afirmou.
Menezes é funcionário do Instituto há 26 anos e é um dos idealizadores do Projeto 10, que aborda o manejo adequado da lavoura.
– A integração entre pesquisa, extensão e produtores aumenta a possibilidade de transferência de tecnologia e, nesta gestão, vamos buscar isso -, garantiu Menezes.
A diretoria administrativa terá Sérgio Marocco como diretor para a gestão 2007-2010. Marocco é agrônomo e dirigiu o setor administrativo por três ocasiões 1991, 1994 e 2004. Conforme Marocco, a diretoria está completando a regularização fundiária da Granja Vargas, em Palmares do Sul, uma reivindicação antiga do setor arrozeiro. O diretor lembra que o Irga ultrapassou a determinação da governadora para a redução de custos, não apenas em pessoal, mas também administrativos, como combustível.
Segundo o presidente do Irga, Maurício Fischer, a direção está engajada no Programa Arroz RS e será importante no processo.
– Tenho a certeza de que eles darão continuidade aos projetos que colocaram o Estado no topo da produção arrozeira do Brasil -, salientou.
Para o secretário da Agricultura, Pecuária e Agronegócio, João Carlos Machado, os dois diretores estão completamente integrados ao trabalho conduzido por Fischer. Machado parabenizou o Irga por ter reduzido os custos fixos e com pessoal.