Irga reativa Comissão de Mercado e Comercialização
Exportação é um dos itens da pauta da comissão (Foto: Divulgação)
(Por Sérgio Pereira, Irga) Ocorreu na manhã desta quarta-feira (12) a primeira reunião da Comissão de Mercado e Comercialização do Conselho Deliberativo do Instituto Rio Grandense do Arroz. Criada em 2016, a comissão foi reativada agora pela Diretoria Comercial da autarquia após um período sem atividades.
“Houve o entendimento, unânime, de que a reativação é uma iniciativa acertada, uma vez que dará à Diretoria Comercial maiores subsídios para tratar de questões de mercado, além de contribuir para auxiliar os produtores na tomada de decisão, embora cada um deva analisar o seu caso particular”, comenta o diretor comercial do Irga, João Batista Gomes. O primeiro encontro contou com a participação da maioria dos integrantes.
Ficou definido que serão promovidas reuniões regulares e semanais, sempre às quartas-feiras, 8h30, por videoconferência. A pauta envolverá análise do mercado por regiões, preços praticados, oferta e tendências. Eventualmente, poderá ser discutido algum tema diverso, mas que tenha relação com a pauta comercial e de mercado.
Conselheiros integrantes da comissão
- Região Central: Paulo Roberto Cabral, de Restinga Seca – Suplente: Marcelo Giuliani, de São Pedro do Sul
- Campanha: Giancarlo Spagnolo, de Jaguari – Suplente: Tiago Sarmento Barata, de São Gabriel
- Planície Costeira Interna: Jairo Oliveira, de Taquari – Suplente: Tiago Acordi, de Triunfo
- Zona Sul: Jair Almeida da Silva, de Pedro Osório
- Planície Costeira Externa: Dionata Machado dos Santos, de Palmares do Sul – Suplente: Jairo Domingos Bueno, de Capivari do Sul
- Fronteira Oeste: Fernando Osório, de Quaraí – Suplente: Clarissa Rohde Lopes Peixoto, de Itaqui
- Indicação do plenário: Sérgio Renato Freitas, de Dilermando de Aguiar – Suplente: Antero Marques da Rocha Xavier, de São Vicente do Sul
O Conselho Deliberativo faz parte da administração Irga, ao lado da Diretoria Executiva e da Comissão de Controle. É composto por 76 produtores, com dois suplentes cada um, e com quatro integrantes indicados pela indústria e comércio do arroz e dois indicados pela Federação das Cooperativas de Arroz do Rio Grande do Sul Ltda. Também possui as comissões de Política Institucional, Recursos Hídricos e Meio Ambiente, Granizo, Pesquisa e Extensão, Orçamento e Gestão e Patrimônio.