Dois pesos, duas medidas

Mecanismos criaram
dois patamares
de preços no RS.

Os mecanismos de comercialização de arroz criados pelo governo federal para equalizar a relação entre oferta e demanda e assegurar o pagamento do preço mínimo aos arrozeiros e o aumento das exportações brasileiras, concentradas no Porto de Rio Grande, geraram uma situação inusitada no Rio Grande do Sul: a regionalização de preços ao produtor. Foram criados patamares de preços para o arroz concentrado nas regiões próximas ao Porto, balizados pelo governo, e valores mais baixos para as regiões mais distantes, com “desconto do frete”.

Tornou-se usual a indicação de preços para Pelotas baseados nos mecanismos e a referência “Pelotas, menos o frete (R$ 3,00 por saca) para a Fronteira”. Assim, enquanto 50 quilos de arroz em casca (58×10) chegaram a R$ 27,00 ao produtor da Zona Sul , o mesmo cereal ficou “congelado” em $$ 24,00 por quase 60 dias em Itaqui (RS).

A Fronteira-oeste pede que o governo adote medidas que neutralizem essa defasagem. O presidente da Associação de Arrozeiros de Alegrete, Henrique Dornelles, vice-presidente da Federarroz, coordena a negociação para evitar este “descolamento” de preços nas regiões. A Fronteira Oeste, composta por Alegrete, Itaqui, Quaraí, Santo Antônio das Missões, São Borja e Uruguaiana, produz 31% da safra gaúcha.

Segundo Dornelles, a proximidade geográfica dos principais concorrentes do arroz gaúcho, Uruguai e Argentina, agravam a situação. Cada vez que há retração de oferta na região e o consequente apelo por melhores preços, os compradores têm na fronteira uma válvula de escape. “Para quem busca matéria-prima na região mais distante dos pontos consumidores, nada representa percorrer alguns quilômetros e obter cereal com redução de, no mínimo, 5% no preço e ainda beneficiar-se, dependendo da localização da indústria, do custo do ICMS”, diz.

O dirigente explica que, no último ano comercial, os recursos empregados pela União em medidas de apoio à comercialização promoveram a reação nos preços médios, mas os arrozeiros da Fronteira Oeste foram os menos favorecidos e as cotações regionais tiveram tímida e tardia recuperação. A avaliação do preço médio da saca em casca no RS apontado pelo Indicador Esalq/BBM-BVMF, que ficou em R$ 25,37 no segundo semestre do ano comercial, mascara uma situação de desequilíbrio entre as regiões produtoras.

“Enquanto na Zona Sul e Planície Costeira Interna da Lagoa dos Patos, regiões que compõem a ‘zona exportadora’, a cotação média no período foi de, respectivamente, R$ 26,62 e R$ 26,67 a saca, na Fronteira Oeste foi de R$ 24,47, valor inferior ao preço mínimo de R$ 25,80”, relata.
Tal desequilíbrio resulta da influência desuniforme dos mecanismos de comercialização disponibilizados no mercado. Com Prêmio para Escoamento de Produto (PEP), ferramenta propulsora das exportações, as regiões mais próximas ao Porto de Rio Grande foram favorecidas, enquanto para a Fronteira o mecanismo se mostrou inviável pelo custo de frete.

DOMÉSTICO
O direcionamento do arroz produzido na “zona exportadora” ao mercado externo não favoreceu o aumento das vendas das demais regiões ao mercado doméstico. “A evolução extraída da arrecadação da taxa CDO pode ser considerada um termômetro da comercialização e escoamento da safra gaúcha. Os valores indicam o volume de arroz beneficiado ou comercializado em casca para fora do RS e evidenciam a queda d as remessas para o resto do Brasil”, frisa Henrique Dornelles.

O crescimento das exportações mascara a queda de mais de 900 mil toneladas em 2011 comparado com 2008, para o consumo doméstico. Essa fatia de mercado foi absorvida pela Argentina, Uruguai e Paraguai por falta de competitividade do produto nacional, por seu alto custo de produção. Para o dirigente, a consolidação do mercado externo conquistado é importante, mas a sustentabilidade econômica da cadeia produtiva gaúcha depende do fortalecimento da presença do cereal gaúcho no mercado doméstico.

Os arrozeiros da Fronteira Oeste querem PEP com compra dirigida à região e a adoção de VEPs que priorizem o escoamento das regiões mais distantes do Porto, o que também liberaria armazéns credenciados para futuras operações de AGFs e/ou Contratos de Opção.

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