Eduardo Leite não quer diálogo com Sindicato e Conselho do Irga
(Por SindsIrga) O governo de Eduardo Leite não está aberto ao diálogo quando o assunto envolve o Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga). A denúncia é do Sindicato dos Servidores do Irga, em nota divulgada para a imprensa e funcionários, nesta quinta-feira (21). Após várias tentativas de contato e de agendar uma audiência, nem o governador Eduardo Leite e nem o secretário da Casa Civil, Artur Lemos, aceitaram conversar com o deputado Zé Nunes (PT), conselheiros da autarquia e a diretoria do sindicato, segundo o presidente Michel Kelbert.
O objetivo era entregar ao Executivo a “Carta em Defesa do Irga”, documento elaborado a partir da audiência pública realizada na Assembleia Legislativa em 27 de abril deste ano e que conta com as assinaturas de 51 dos 55 deputados estaduais do RS. O Governo do Estado, no entanto, informa que até aceita receber o deputado, mas sem as presenças de conselheiros do Irga e da diretoria do SindsIrga.
O Rio Grande do Sul é o maior produtor de arroz do Brasil, respondendo por 70% da produção nacional. E as cultivares com tecnologia IRGA representam 67% do total utilizado pelos produtores orizícolas gaúchos. Mais de 60% da genética utilizada no Estado e em boa parte da América do Sul, é Irga, mas “o Governo Eduardo Leite não aceita discutir os problemas da autarquia, que hoje encontra-se totalmente abandonada”, enfatiza Kelbert.