Rodrigo Machado é o novo presidente do Irga

 Rodrigo Machado é o novo presidente do Irga

Rodrigo Warlet Machado

(Por Cleiton Evandro dos Santos, AgroDados/Planeta Arroz) Confirmando a expectativa de uma decisão político-partidária, o governador Eduardo Leite publicou portaria no Diário Oficial do Estado desta terça-feira nomeando o assessor da secretária de Agricultura, Silvana Covatti, Rodrigo Warlet Machado, para a presidência do Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga). Ele assume o cargo que estava vago há 75 dias, desde a saída do engenheiro agrônomo Ivan Bonetti, ex-assessor do deputado Covatti Filho. A decisão já era esperada, mas as entidades setoriais vinham defendendo o nome do atual diretor comercial, João Batista Camargo Gomes, que está há nove meses na instituição e muito inteirado dos temas nevrálgicos do instituto.

Rodrigo Machado é assessor da família Covatti e presidente do Partido Progressista em Camaquã. Ele é filho do ex-secretário estadual da Agricultura, João Carlos Machado. João Carlos também foi prefeito da cidade da Planície Costeira Interna e Rodrigo não obteve êxito na campanha para vereador. Ele é agricultor e pecuarista, mas assim como Bonetti e Guinter Frantz, ex-presidentes da gestão Leite, não tem trânsito direto com o governador.

Machado receberá o cargo do atual diretor administrativo – e presidente interino – Eduardo Milani.

Internamente, diretores e servidores dizem esperar que o presidente “chegue para somar-se aos pleitos e demandas de fortalecimento do Irga”.

PIONEIRA

Também no diário oficial desta terça-feira, o governador do Estado nomeia a engenheira agrônoma Flávia Tomita (foto), para a Diretoria Técnica do Irga. Ela, até agora, era gerente da Divisão de Pesquisas e da Estação Experimental do Arroz do Irga, em Cachoeirinha (RS) e substituirá o também funcionário de carreira e engenheiro agrônomo Ricardo Machado Kroeff. Tomita, que já era pioneira por ser a primeira mulher a coordenar a EEA/Irga, também será a primeira diretora técnica na história de quase um século da instituição.

Flávia Tomita, primeira mulher a assumir a diretoria técnica do Irga em quase um século

Postagens relacionadas

Deixe um comentário

Receba nossa newsletter