El Salvador eliminará tarifas sobre alimentos da cesta básica
A disposição vigorará por um ano e será acompanhada de novas facilidades para agilizar a introdução de alimentos, que atualmente paga até 40% de impostos, disse o Presidente da República, Nayib Bukele.
A lista inclui fertilizantes, um dos insumos do qual a Rússia é um exportador relevante, com 13% das exportações mundiais.
El Salvador também concederá autorização automática a fornecedores que já possuem licenças emitidas em 67 países, incluindo nove da América Latina e cinco do Caribe.
As empresas alimentícias já autorizadas na Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, México, Equador, Paraguai, Panamá e Bolívia , além de Porto Rico, Jamaica, Bahamas, Barbados e Bermudas, terão o privilégio.
O resto dos países do mundo incluem Estados Unidos, China, Espanha, Alemanha, Itália, Holanda, Portugal, Reino Unido, Austrália, Japão, Rússia, Ucrânia, entre outros.
“Devemos fazer um apelo às empresas privadas de que não estamos colocando controles de preços, mas estamos vendo que isso deve se refletir na população”, alertou Bukele.
A eliminação das tarifas faz parte de um pacote de 11 medidas contra a inflação mundial, que incluem, entre outras, a eliminação do imposto sobre combustíveis por três meses, fortalecimento das fiscalizações para defesa do consumidor, estabilização dos preços da energia, entre outras.