Emater/RS apresenta estimativas de produção para o arroz
O rendimento médio do arrpz é de 5.536 quilos por hectare, 3,42% menor do que o estimado no início da safra. A produção gaúcha de arroz deve ficar em 5,59 milhões de toneladas.
A Emater/RS-Ascar concluiu nesta semana um novo levantamento sobre o impacto da estiagem nas culturas agrícolas do Rio Grande do Sul. Em relação ao arroz, o levantamento indica um rendimento médio de 5.536 quilos por hectare, 3,42% menor do que o estimado no início da safra. A produção estadual de arroz deve ficar em 5,59 milhões de toneladas em uma área de 1,009 milhão de hectares.
As estimativas inicias de produção e produtividade eram de 5,78 milhões de toneladas e 5.732 quilos por hectare, respectivamente.
A preocupação dos produtores é quanto à capacidade de irrigação dos reservatórios, rios e arroios. Muitos produtores têm diminuído a entrada de água nos quadros com o objetivo de chegar ao fim do período de irrigação em situação satisfatória. Essas medidas provocam redução na produtividade esperada inicialmente.