Embrapa apresenta variedade tropical
BRS Jaçanã é nova cultivar para regiões tropicais do Brasil.
A Embrapa Arroz e Feijão, em 15 de março último, promoveu um dia de campo especial no município de Lagoa da Confusão, em Tocantins, para fazer a apresentação de sua nova cultivar de arroz irrigado para as regiões tropicais. Resultado do cruzamento de três outras variedades (CNA 6183, BR Irga 409 e IRI 344), a BRS Jaçanã representa avanço numa série de características relacionadas à competitividade da cultura no mercado brasileiro.
Com uma altura média de 103 centímetros e arquitetura moderna, ou seja, características fisiológicas que proporcionam à planta maior resistência ao acamamento e facilidade na operação de colheita, a BRS Jaçanã também chama a atenção pelo ciclo médio de 115 dias e a produtividade média acima de sete mil quilos por hectare em sistemas de plantio em Lagoa da Confusão. Noutro município de Tocantins, Duerê, o rendimento chegou a superar as oito toneladas.
Quanto à comercialização, o supervisor de comunicação empresarial da Embrapa Arroz e Feijão, André Coutinho, garante que o produtor pode esperar muito da BRS Jaçanã. O cereal cozido apresenta características semelhantes às variedades de melhor aceitação nacional e qualidade superior em termos de grãos soltos, comparável à BR Irga 409. A nova cultivar tem ainda um rendimento de grãos inteiros – na colheita realizada em até 45 dias após a floração – superior a 60%. “Isso quer dizer que a produtividade da lavoura será menos afetada caso a colheita atrase por algum motivo como, por exemplo, a chuva”, assinala ele, destacando que, nesse aspecto, a variedade proporcionará melhores resultados do que as existentes atualmente no mercado.
MULTIPLICAÇÃO
O campo onde a BRS Jaçanã foi apresentada, na fazenda da Agropecuária San Francisco, foi o primeiro de multiplicação de sementes básicas da nova cultivar. A colheita encerrou no dia 15 de abril e logo após será publicado o primeiro edital de licenciamento para produtores de sementes da região. Dessa forma, os produtores do Tocantins terão acesso a sementes da cultivar ainda para a próxima safra. Os interessados em mais informações sobre o edital podem contatar o Escritório de Negócios da Embrapa Transferência de Tecnologia em Goiânia pelo telefone (62) 3202-6000 ou pelo e-mail sac@cnpaf.embrapa.br.