Embrapa leva curso para arrozeiros de Rosário do Sul

Segundo o pesquisador Algenor Gomes, da Embrapa, a proposta é levar aos produtores, técnicos e extensionistas as propostas do Projeto de Manejo Racional da Cultura do Arroz (Marca).

A Embrapa Clima Temperado de Pelotas (RS) promoverá na cidade gaúcha de Rosário do Sul, nesta quinta e sexta-feiras, o curso de atualização técnica em produção de arroz irrigado e diversificação de culturas em áreas de várzea.

Segundo o pesquisador Algenor Gomes, da Embrapa, a proposta é levar aos produtores, técnicos e extensionistas as propostas do Projeto de Manejo Racional da Cultura do Arroz (Marca). “Estamos propondo um curso para atualização dos principais atores envolvidos na produção de arroz irrigado”, observa Algenor Gomes.

O curso será promovido pela Embrapa em parceria com a Associação dos Arrozeiros de Rosário do Sul, entidade que está fazendo os credenciamentos antecipados pelo telefone (53) 231-1727. O curso tem vagas limitadas, 120 lugares, e a participação é gratuita.

MARCA

O Projeto Marca visa aplicar na lavoura técnicas com custos menores e ao mesmo tempo aumentar a produtividade de arroz. Segundo o pesquisador Algenor Gomes, o Marca é um conjunto de ações que leva informações sobre o manejo da lavoura.

O projeto Marca iniciará com um grupo de no máximo 10 produtores que trabalharão conforme as orientações da Embrapa. Os escolhidos deverão atuar em diferentes áreas do Rio Grande do Sul. No pacote de medidas proposto pelo Marca estão a antecipação no preparo do solo, a época e a densidade de semeadura e o leiaute da lavoura (estradas, demarcação de taipas, canais e todo o esboço da área cultivada).

Deixe um comentário

Postagens relacionadas

Receba nossa newsletter