Embrapa prepara sua marca clearfield

 Embrapa prepara sua marca clearfield

Clearfield da Embrapa: nome comercial ainda não foi definido

Taim e Pelota são pais das sementes com carimbo CL.

As lavouras de arroz do sul do Brasil terão nas próximas safras uma maior variedade de sementes Clearfield, produto usado para controle de plantas daninhas, principalmente o arroz vermelho. Depois de Irga e Epagri, agora é a vez da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) lançar, em parceria com a Basf, as suas variedades adaptadas para o sistema Clearfield. O gene que confere resistência ao herbicida Only (Basf), da classe das imidazolinonas, foi transferido para cultivares recorrentes BRS 7 Taim e BRS Pelota e estão na fase final de testes. 

O pesquisador Paulo Fagundes, da área de melhoramento genético de arroz irrigado da Embrapa, explica que para atender as lavouras do Rio Grande do Sul, a estratégia foi transferir o gene presente no mutante AS 3510, de propriedade da Basf, para as cultivares Taim e Pelota. “A expectativa da equipe de melhoramento da Embrapa é de lançar duas novas cultivares, uma de cada grupo, atendendo a tendência de regionalização de cultivares, uma vez que a cultivar BRS 7 Taim destaca-se na região da fronteira-oeste e a cultivar BRS Pelota apresenta excelente comportamento na região litoral sul do estado”, explica o pesquisador. 

NOME – O nome comercial das sementes Clearfield da Embrapa ainda não foi definido, pois depende dos registros que precisam ser feitos entre Basf e Embrapa. “O Taim e o Pelota são os pais dessas novas linhagens, mas não quer dizer que eles terão os mesmos nomes com a identificação CL”, explica Fagundes. A Embrapa, através de seus dois centros, Embrapa Clima Temperado e a Embrapa Arroz e Feijão, está avaliando três linhagens oriundas de cada cultivar recorrente. Para a safra 2007/2008 a Embrapa pretende iniciar a multiplicação de sementes.

Questão básica
Em paralelo aos estudos e testes do sistema Clearfield, desde 2001 os pesquisadores da Embrapa estão incorporando em suas cultivares de arroz irrigado um novo gene, o qual confere maior espectro de resistência a invasoras. A pesquisa está usando como fonte de novas características a cultivar americana Cypress CL, que apresenta além de alta produtividade, ciclo precoce e excelente qualidade de grãos. Esse trabalho encontra-se em fase de realização dos retrocruzamentos. 

Fala sério
A Embrapa e a Basf ainda estudam estratégias para enfrentar a pirataria de sementes. A estratégia para produção de matéria certificada e lançamento das novas cultivares está sendo discutida pelas instituições parceiras. Certamente passará por uma maior conscientização dos produtores no sentido de preservar uma tecnologia importante para a sustentabilidade do setor orizícola.

Deixe um comentário

Postagens relacionadas

Receba nossa newsletter