Entidades solicitam recursos para mais leilões

O Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga), Federarroz e Farsul já realizaram o primeiro contato com o governo federal, que sinalizou positivamente para a reivindicação.

As entidades representativas da cadeia produtiva do arroz encaminharam uma solicitação ao Ministério da Agricultura pedindo mais recursos para os leilões de contratos de opção pública. O Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga), Federarroz e Farsul já realizaram o primeiro contato com o governo federal, que sinalizou positivamente para a reivindicação. O último leilão do pacote anunciado em fevereiro acontecerá nesta terça-feira (20), e ofertará 3,3 mil contratos, totalizando 90 mil toneladas.

Conforme o diretor comercial do Irga, Rubens Silveira, o primeiro leilão, realizado durante a 17ª Abertura da Colheita, foi considerado bom, com ágio de R$ 0,87 por saca. Já no segundo pregão eletrônico, que aconteceu nesta semana, os produtores se conscientizaram que há verbas disponíveis para outros mecanismos de comercialização que garantem o preço mínimo, e o ágio caiu para R$ 0,27.

A expectativa das entidades é que a solicitação seja atendida o mais breve possível, já que o Ministro do Agricultura, Luis Carlos Guedes Pinto, garantiu a liberação de recursos no evento que abriu a colheita de arroz no Estado.

Deixe um comentário

Postagens relacionadas

Receba nossa newsletter