Epagri confirma planos

 Epagri confirma planos

Arroz pré-germinado: nova variedade vai combater o arroz vermelho resistente

Variedade Clearfield catarinense será destinada ao arroz pré-germinado.

Apesar de todos os problemas verificados no Rio Grande do Sul, a Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina S.A. (Epagri) pretende lançar, em junho, a cultivar de arroz pré-germinado especial para o sistema Clearfield. Batizada como SCS 115 CL, a nova variedade foi amplamente testada e teve comprovada sua eficácia no controle do arroz vermelho, graças à resistência ao herbicida Only, da Basf, num trabalho de desenvolvimento que durou 10 anos. 

O pesquisador José Alberto Noldin acredita que não se repetirá o que aconteceu no estado vizinho, onde sementes da variedade Irga 422 CL foram multiplicadas irregularmente e acabaram tomando conta do mercado por causa de preços mais acessíveis aos produtores. Ao mesmo tempo, os arrozeiros passaram a utilizar herbicidas de outras marcas, mas com o mesmo princípio ativo do Only, provocando a ira da Basf. O caso foi parar na Justiça, com um grupo de lavoureiros, cooperativas e indústrias questionando a indenização cobrada pela multinacional por uso do sistema Clearfield. 

“Estamos apostando na conscientização dos arrozeiros e na intensa fiscalização para combater a pirataria”, assinala ele, explicando que a Epagri espera contar com o apoio dos próprios produtores e das indústrias para que sejam utilizadas somente as sementes oficiais. Diferentemente do Rio Grande do Sul, onde os lavoureiros já recolhem um percentual sobre o arroz colhido para que o Irga invista em pesquisa e desenvolvimento de novas tecnologias voltadas ao setor e ainda teriam que pagar por royalties sobre semente e defensivo, em Santa Catarina, Noldin informa que a cobrança será feita unicamente na hora da compra das sementes.

Deixe um comentário

Postagens relacionadas

Receba nossa newsletter