Epamig quer recuperar o arroz em Minas Gerais

A lei da oferta e da procura pode motivar o crescimento da cultura nas regiões mineiras, já que o Estado produz cerca de 200 mil toneladas por ano, mas tem demanda anual da ordem de 950 mil toneladas.

Para que Minas Gerais volte a despontar no mercado nacional como grande produtor de arroz é necessário que o setor ganhe competitividade para disputar espaço com o Rio Grande do Sul, que detém cerca de 50% da produção brasileira, além de ter que suprimir os índices estaduais de importação do grão.

A lei da oferta e da procura pode motivar o crescimento da cultura nas regiões mineiras, já que o Estado produz cerca de 200 mil toneladas por ano, mas tem demanda anual da ordem de 950 mil toneladas. Na década de 60, Minas era o maior produtor nacional de arroz.

De acordo com o pesquisador da área de arroz da Empresa de Pesquisa Agropecuária do Estado de Minas Gerais (Epamig), Plínio César Soares, é necessário que o Estado incentive a produção do grão, pois há espaço no mercado interno e Minas tem potencial para elevar a produção.

Deixe um comentário

Postagens relacionadas

Receba nossa newsletter