Estabilidade

Chuvas localizadas não comprometem desempenho das lavouras catarinenses.

Santa Catarina segue firme na segunda posição do ranking nacional dos estados produtores de arroz, com uma produção média anual na faixa de 1,05 milhão de toneladas. Este deverá ser o volume colhido na safra 2010/2011, de acordo com os últimos levantamentos realizados pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). A expectativa de grande parte dos produtores, que começarão a colher no final do mês de fevereiro, é de uma safra estável, dentro da normalidade. 

De acordo com o vice-presidente do Sindicato das Indústrias de Arroz de Santa Catarina (Sindarroz-SC), Jaime Franzner, o clima está ajudando, embora a produtividade não tenha sido tão boa para quem começou a colher mais cedo, no final de janeiro, devido às chuvas que estão atingindo algumas regiões produtoras. “Registramos perdas em função das chuvas em algumas regiões, mas isso corresponde a uma área e é pouco significativo no contexto da cultura no estado”, explica. 

Em outras regiões, como em Joinville, onde os produtores já começaram a colher a produtividade, tem sido considerada boa, dentro da média estadual, embora o preço do arroz no mercado tenha caído. 

Na avaliação do presidente da Cooperativa Agropecuária de Jacinto Machado, Vanir Zanatta, a situação da lavoura é boa e a safra deverá ser colhida sem maiores transtornos apesar das chuvas de janeiro. “A previsão de um verão seco em decorrência do fenômeno La Niña, pelo menos por enquanto, não está se confirmando aqui no estado, pois estamos registrando precipitações todas as semanas, inclusive neste início de fevereiro. Isso tem prejudicado a aplicação de fungicidas na lavoura”, observa.

Deixe um comentário

Postagens relacionadas

Receba nossa newsletter