Estoques de arroz são ajustados
Segundo o diretor de Mercado da Federarroz, Marco Aurélio Tavares, os ajustes foram feitos de maneira consensual e a atualização dos dados trouxe muita expectativa para o setor..
No nono levantamento da safra de grãos, a Conab também confirmou, ontem, ajustes nos quadros de oferta e demanda para o arroz. Com a atualização, os estoques iniciais da safra ficaram em 1,54 milhão de toneladas e os finais deverão se estabelecer em 492 mil t. As projeções são de 900 mil t para as importações e 350 mil t para as exportações. A alteração é resultado de reunião realizada na semana passada entre integrantes da cadeia produtiva do arroz do RS e a Companhia.
Segundo o diretor de Mercado da Federarroz, Marco Aurélio Tavares, os ajustes foram feitos de maneira consensual e a atualização dos dados trouxe muita expectativa para o setor.
– Os dados simbolizam a realidade das lavouras e são favoráveis em termos de recuperação de preços para o segundo semestre, principalmente porque os finais da atual safra representam um terço dos volumes do estoque da safra passada e 20% da safra de 2005.
Os dados apontados ontem pela Conab para a produção de arroz no Brasil ainda indicaram uma redução de 0,9% da área cultivada de 3 milhões de hectares. A colheita está estimada em 11,40 milhões de toneladas, com uma redução de 2,7% em relação à safra anterior. O consumo interno ficou em torno de 13 milhões de toneladas. No Rio Grande do Sul, a produção atingiu 6,4 milhões de t. Hoje acontece mais um leilão de opção para o cereal. Serão ofertados 1.852 contratos do Rio Grande do Sul e 56 de Santa Catarina.