Evolução será retratada nas vitrinas tecnológicas
Consideradas um dos pontos altos da Abertura Oficial da Colheita do Arroz, as vitrinas tecnológicas mais uma vez devem chamar a atenção dos produtores e visitantes do Parque Doutor Lauro Dornelles. Nos 0,6 hectares destinados para as parcelas, agricultores vão conferir as principais novidades em tecnologias não só no arroz, mas também em soja, milho e pastagens. No total, 17 empresas e entidades vão apresentar seus produtos em 33 vitrinas.
De acordo com o diretor financeiro da Federarroz, Gustavo Thompson, o desenvolvimento das parcelas é excelente, especialmente nas lavouras de arroz. Ele pontua que as chuvas em excesso na região estão sendo um teste para as demais culturas que serão apresentadas. “Para o produtor será muito bom para ver a realidade de uma lavoura de soja e de milho em área de arroz”, observa.
Thompson avalia que as inovações apresentadas nas vitrinas tecnológicas durante as Aberturas Oficiais da Colheita do Arroz são resultado da adoção de novas práticas no campo e o que será mostrado em Alegrete vai retratar os momentos atuais das lavouras gaúchas. “Cada agricultor tira suas conclusões, tanto financeiras quanto técnicas ou agronômicas”, ressalta.
Participam das vitrinas tecnológicas empresas e entidades como o Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga), Basf, Embrapa, FMC, Bayer, Dow AgroScienses, RiceTec, DuPont, Pioneer, Cooperativa Agroindustrial Alegrete (Caal), Coodetec, Universidade Federal do Pampa (Unipampa), Spraytec Fertilizantes, Syngenta, Agrotain, Ihara e Delta Plastics.