Ex-ministro Rodrigues reitera que área plantada e produção diminuirão
Apesar dessa perspectiva, o ex-ministro disse que, em sua opinião, o pior da crise já passou.
Apesar de preferir não falar em números, o ex-ministro da Agricultura, Roberto Rodrigues, acredita que a área plantada do Brasil deverá recuar na safra 2006/07, que começará a ser plantada em outubro próximo. Consequentemente, ele estima queda na produção de grãos, sobretudo de soja.
Rodrigues repetiu declarações que cansou de dar ao longo da crise de renda e endividamento no segmento e disse que as reduções previstas ocorrerão em razão da descapitalização dos produtores, que também levará à redução do padrão tecnológico das lavouras.
– Mas ainda é cedo para falar em percentuais, pois estamos em julho – afirmou ele.
Apesar dessa perspectiva, o ex-ministro disse que, em sua opinião, o pior da crise já passou. Para Rodrigues, os quatro pacotes de socorro aos produtores anunciados pelo governo federal foram importantes para reduzir o impacto do cenário adverso. Ele acrescentou que também é cedo para fazer uma melhor avaliação do último desses quatro pacotes.
Apesar de ter saido do ministério, Rodrigues está na Alemanha desde o inicio da semana como representante do governo no 24º Encontro Econômico Brasil-Alemanha, encerrado na terça-feira. O ex-ministro afirmou que toda a viagem já estava preparada antes de sua saída, e que por isso – e também por razões de agenda dos membros do ministério -, o governo entendeu que seria melhor ele representar o país no encontro.
Além disso, acrescentou Roberto Rodrigues, ele deveria estar de qualquer forma na Alemanha para receber o prêmio Personalidade Brasil-Alemanha concedido pela Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha, entregue na terça-feira.