Ex-prefeito de São Borja, Eduardo Bonotto, deve assumir presidência do Irga
(Por Alex Soares/Conexão Rural, SBNews) O ex-prefeito de São Borja, Eduardo Bonotto (PP), deve ser o novo presidente do Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga). Após três anos e meio no cargo, Rodrigo Machado está deixando a presidência do Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga). Em seu lugar, irá assumir o seu correligionário pepista, o ex-prefeito de São Borja Eduardo Bonotto. A nomeação oficial deverá ocorrer nesta quarta-feira (9).
A troca no Irga faz parte de um movimento do governo visando a manutenção de uma unidade política para a disputa eleitoral de 2026. A Secretaria da Agricultura também está com novo titular, o deputado estadual Edivilson Brum (MDB), no lugar de Clair Kuhn, também do MDB.
Indicação da família Covatti, Rodrigo Machado focou sua gestão na recuperação salarial dos servidores e na reestruturação da entidade. Os esforços surtiram efeitos e o Irga começou 2025 com os salários dos servidores reajustados – na esteira do pacote de aumentos de outras categorias – e com a sua estrutura renovada após uma série de investimentos.
Bonotto foi eleito duas vezes prefeito de São Borja, em 2016 e 2020. Em 2021, assumiu presidência da Famurs – Federação dos Municípios do RS.
A nomeação faz parte da nova fase de reformulação do secretariado promovida pelo governador Eduardo Leite (PSDB), que anunciou na noite desta segunda-feira (7) mais quatro mudanças no alto escalão do governo estadual.
A reestruturação inclui a entrada de três ex-prefeitos e um deputado estadual em cargos estratégicos. As mudanças visam reforçar o time de governo com lideranças experientes e com forte atuação municipal e parlamentar.
Entre as principais alterações, está a nomeação do deputado estadual Edivilson Brum (MDB) para a Secretaria da Agricultura, no lugar de Clair Kuhn. A mudança abrirá espaço na Assembleia Legislativa para o suplente Tiago Simon (MDB).
Outras novidades no secretariado incluem a ida do ex-prefeito de Santa Maria, Jorge Pozzobom (PSDB), para a Secretaria de Sistemas Penal e Socioeducativo, e da ex-prefeita de Pelotas, Paula Mascarenhas (PSDB), para a recém-criada Secretaria Extraordinária de Relações Institucionais. Paula já atuava no gabinete do governador desde janeiro.
Já o ex-prefeito de Dom Pedrito, Mário Augusto Gonçalves (PP), assumirá como secretário adjunto na Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia, ocupando uma função que estava vaga desde o ano passado.
“Agradeço aos que deixam suas funções pelo trabalho e dedicação ao nosso governo e ao povo gaúcho. Aos que assumem, desejo êxito nessa nova missão. São lideranças com experiência, compromisso público e sensibilidade para os desafios que enfrentamos”, afirmou Leite, em nota.
Na semana passada, o governo já havia confirmado o ex-prefeito de Lajeado, Marcelo Caumo (União Brasil), como novo titular da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano. Além disso, os deputados Thiago Duarte (União Brasil) e Eduardo Loureiro (PDT) seguem cotados para compor o secretariado, nas pastas da Justiça e da Cultura, respectivamente.