Expectativa positiva para o mercado de arroz em 2007
Analista da Safras & Mercado considera que os resultados dependem de apoio à comercialização.
Se em 2006/07 a comercialização de arroz não alcançou os patamares desejados pelos produtores, para o ano comercial 2007/2008 as perspectivas são mais positivas para o mercado deste cereal. Segundo o analista Tiago Sarmento Barata, da Safras & Mercado, questões fundamentais como uma expectativa de redução da produção em 2,6%, portanto, mais uma vez, uma produção insuficiente para garantir o abastecimento da demanda doméstica; um estoque de passagem 45,5% menor do que no ano anterior; e a tendência de preços firmes no mercado internacional avalizam a expectativa de preços melhores no próximo ano.
– Sabe-se, no entanto, que depois de dois anos de prejuízos na atividade orizícola, a maioria dos produtores de arroz depende da liberação de recursos públicos em apoio à comercialização para garantir um adequado gerenciamento da oferta e evitar a venda no período pico da safra – enfatiza Barata.
Muitos produtores tiveram as dívidas prorrogadas para este ano, o que agrava ainda mais a situação.
Para minimizar a intensidade da provável desvalorização dos grãos entre os meses de janeiro e abril, Barata considera de fundamental importância que a liberação de recursos para apoio à comercialização da safra ocorra com urgência, não se repetindo a demora verificada em 2006.
– É preciso também, e isso é essencial neste momento, que haja uma preocupação dos governos estaduais, federal e instituições financeiras privadas em facilitar o acesso dos produtores, hoje, na sua maior parte, endividados, aos recursos e mecanismos. A recuperação dos preços deve ocorrer a partir de maio/junho, passada a forte pressão da oferta da safra conclui.