Expoagro: setor arroz apresenta quatro estações de lavouras demonstrativas
(Por Cris Severgnini, Afubra) Durante a Expoagro Afubra 2024, que irá de 19 a 22 de março, o setor do arroz estará movimentado com ampla programação para receber os produtores que visitarem o estande e as lavouras cultivadas no parque da feira. Diariamente, estarão sendo realizados roteiros técnicos percorrendo o campo demonstrativo do Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga), que possui quatro estações em uma área de 4 mil metros quadrados. Paralelamente aos roteiros técnicos, serão realizadas oficinas gastronômicas no estande do Irga com preparo de alimentos à base de farinha de arroz e degustação entre as pessoas presentes.
Na quarta-feira, 20 de março, as atividades serão intensificadas com o tradicional Dia do Arroz. Segundo o engenheiro agrônomo Ricardo Tatsch, chefe do 5° Núcleo de Assistência Técnica e Extensão Rural (Nate) do Irga em Rio Pardo/RS, às 8 horas iniciará um dia de campo, com palestras técnicas nas áreas demonstrativas. O encerramento das explanações será ao meio-dia, quando será servido o carreteiro do Irga, também já habitual na programação da feira.
Entre as novidades preparadas para a 22ª Expoagro Afubra, está o lançamento da cultivar IRGA 426CL e manejo adubação. Os técnicos do Instituto darão dicas sobre o manejo para média e alta produtividade e sobre adubação de base e cobertura. Também serão apresentados comparativos de desempenho e produtividade entre IRGA 424 CL, IRGA 431 CL e IRGA 426 CL. A programação prevê, ainda, explanação sobre antecipação da irrigação e arroz vermelho, com demonstração sobre manejos adequados para o controle de arroz vermelho, novas tecnologias, manejo para alta produtividade em arroz irrigado e época de semeadura.
Outras culturas do espaço são milho e soja. Sobre o milho, haverá explanação sobre o cultivo irrigado em microcamalhão, apresentando o manejo da irrigação com e sem microcamalhão, a densidade de semeadura, a escolha da cultivar (são cinco cultivares implantadas na feira), manejo de adubação para altas produtividades e controle de plantas daninhas, pragas e doenças. Em relação à soja, as apresentações são sobre cultivo em várzea, com análise da importância da irrigação mesmo em anos de El Niño, escolha de materiais (são oito cultivares implantadas na área), época de semeadura, drenagem, adubação e calagem, além de manejo de plantas daninhas, pragas e doenças.
O QUE VER:
Área 01 – Lançamento cultivar IRGA 426CL e manejo adubação
– Manejo para média e alta produtividade
– Comparativo entre IRGA 424 CL, IRGA 431 CL E IRGA 426 CL
– Adubação de base e cobertura
Área 02 – Antecipação da irrigação e manejo de arroz vermelho
– Manejos adequados e novas tecnologias para o controle de arroz vermelho
– Manejo para alta produtividade em arroz irrigado
– Preparo antecipado
– Época de semeadura
– Antecipação da irrigação
Área 03 – Cultivo de milho irrigado em microcamalhão
– Manejo da irrigação com e sem microcamalhão
– Densidade de semeadura
– Escolha da cultivar, 5 cultivares implantadas na área
– Manejo de adubação para altas produtividades
– Controle de plantas daninhas, pragas e doenças
Área 04 – Cultivo de soja em área de várzea
-Importância da Irrigação mesmo em anos de El Niño
-Escolha de materiais, 8 cultivares implantadas na área
-Época de semeadura
-Drenagem
-Adubação e calagem
-Manejo de plantas daninhas, pragas e doenças
Fonte: Afubra