Expoarroz reunirá cadeia produtiva do grão em maio
Reunir todos os elos da cadeia produtiva do arroz em um único e diferenciado evento é o principal objetivo da Exposição Internacional do Arroz (Expoarroz), que acontece de 6 a 10 de maio de 2009 em Pelotas. O pré-lançamento do evento que aconteceu no último dia 15 de janeiro no Centro de Eventos, local onde será realizada a Expoarroz, foi uma pequena amostra do que está por vir. Prestigiaram a apresentação da proposta da primeira edição da exposição/feira representantes de entidades, pesquisadores, produtores agrícolas, empresários, imprensa, dentre outros interessados pelo tema.
O pré-lançamento contou com presenças importantes como a do presidente do Sindicato da Indústria do Arroz no Estado do Rio Grande do Sul, Élio Coradini, do primeiro-secretário da Associação Brasileira das Indústrias de Arroz Parboilizado (Abiap), Paulo Treichel, e do presidente do Sindicato da Indústria do Arroz de Pelotas (Sindapel), Jairton Rosso. Todos ressaltaram a relevância da Expoarroz para o setor.
O diretor comercial do Instituto Rio-grandense do Arroz (Irga), Rubens Silveira, destacou a importância da cultura do grão para o estado e para a Região Sul. Ele acredita que este ano a produção do grão no Rio Grande do Sul superará a marca de 60% do total nacional obtido em 2008. Aumentar a exportação do produto também está entre as metas dos organizadores da Expoarroz, que promoverão a discussão das grandes questões que envolvem o setor orizícola com a realização de seminários, conferências e workshops.
Uma rodada internacional de negócios coordenada pelo Sebrae e organizada pela Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul (Fiergs) e Secretaria de Desenvolvimento e Assuntos Internacionais (Sedai) do RS reunirá produtores de arroz e empresários internacionais interessados em negociar a compra do produto. Segundo o superintendente da Bolsa Continental de Mercadorias (BCM), Fernando Estima, a rodada promoverá a aproximação entre os comparadores nacionais e internacionais e as pequenas e microindústrias de arroz da região. Ele destaca que cerca de 52% das áreas plantadas da produção do arroz ficam em propriedades de até 50 hectares.
Também integram a programação uma reunião do Parlamento do Mercosul, quando senadores e deputados que representam os países membros do Mercosul discutirão o tema “Segurança alimentar em escala global”, e a Convenção Regional da Associação Gaúcha de Supermer-cados. A promoção da Expoarroz é das entidades representativas do setor, Sindarroz-RS, Abiap, Sindapel, Federação da Agricultura do Estado do Rio Grande do Sul, Embrapa, Instituto Rio-grandense do Arroz (Irga), Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul (Fiergs), Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e Emater-RS.
Patrocínio – O evento conta com o patrocínio do Arroz Prato Fino e tem o apoio do Sicredi, Sebrae, Câmara de Dirigentes Lojistas de Pelotas, Associação dos Municípios da Zona Sul, Canal Rural, Movimento Brasil Competitivo, Superintendência do Porto de Rio Grande, Prefeitura de Pelotas e Diário Popular. A Expoarroz é uma iniciativa da Bolsa Continental de Mercadorias com a organização da AD Marketing e DC Consultoria. Informações pelo telefone (53) 3025-3595 ou através do site www.expoarroz.com.br.