Expoarroz terá rodada de negócios em Pelotas

.

Promover negócios na região Sul do Estado é o objetivo da Rodada de Negócios Internacional, que ocorrerá durante a primeira edição da Exposição Internacional do Arroz (Expoarroz 2009) – Do Campo à Mesa, evento que será realizado em Pelotas.

A Expoarroz ocorrerá de 6 a 10 de maio, nos pavilhões do Centro Internacional de Eventos – Pavilhões da Feira Nacional do Doce (Fenadoce). A Rodada de Negócios Internacional é uma iniciativa do Sebrae/RS, da Bolsa Continental de Mercadorias (BCM), da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (Fiergs) e da Secretaria Estadual do Desenvolvimento e dos Assuntos Internacionais (Sedai).

Para participar da Rodada, os interessados devem contatar a BCM pelo telefone (53) 3025.3595 ou pelo e-mail expoarroz@bolsacontinental.com.

A atividade se dará por meio de reuniões direcionadas entre cerca de 100 produtores de arroz de pequenas propriedades do Rio Grande do Sul e empresas internacionais. Conforme a supervisora do Sebrae Sul, Rosâni Boeira Ribeiro, durante o pré-lançamento do evento, realizado neste mês, foram apresentadas sínteses da Exposição, da Rodada de Negócios, da Pauta da Reunião do Parlamento do Mercosul e da Convenção Regional da Associação Gaúcha de Supermercados (Agas).

– Na região Sul, a produção de arroz é muito forte e o bom desempenho faz com que se expandam outras cadeias de negócios. Com o crescimento desta produção, abre-se espaço para que outros setores possam se desenvolver também, beneficiando as micro e pequenas empresas da região – salienta Rosâni.

Segundo ela, com a rodada espera-se o incremento de negócios para as empresas gaúchas, a oportunização de novos canais de comercialização e a aproximação dos produtores de arroz do Brasil com empresas distribuidoras de outros países.

O superintendente da Bolsa Continental de Mercadorias, Fernando Estima, destaca que a atividade servirá para aproximar os compradores nacionais e internacionais com as micro e pequenas indústrias de arroz da região.

– A Rodada será focada no que os clientes mais buscam durante sua caminhada empresarial no mercado, que é a geração de negócios – salienta.

De acordo com Estima, cerca de 52% das áreas plantadas da produção do arroz estão em propriedades de até 50 hectares.

– Se o Brasil exportar 7% a 10% do que produz, há indicadores de que ele melhora de 10% a 15% do produto interno, refletindo diretamente no produtor. O objetivo da rodada, portanto, é aumentar o número de micro e pequenas empresas produtoras de arroz para que estas tenham mais acesso a exportações. Com um grupo maior de empresas, será possível atender as demandas internacionais – explica.

A Expoarroz

Pelotas tem reconhecida sua condição de importante polo regional de produção de arroz, ocupando destacada posição como centro de beneficiamento deste cereal e de seus subprodutos. Nesse contexto e aproveitando um momento de excelente valorização do setor, tanto no mercado interno quanto externo, será realizada a exposição internacional do Arroz (ExpoArroz).

A Exposição congregará todos os elos da cadeia produtiva agroindustrial do arroz, num evento de negócios e inovações, com o seguinte formato: exposição indoor e outdoor de produtos e serviços de integrantes da cadeia produtiva do arroz, brasileiros e estrangeiros; realização de seminários, conferências e workshops sobre a problemática da cadeia produtiva e dos grandes temas de segurança alimentar; e realização de visitas técnicas ao Porto do Rio Grande, e ao Centro de Pesquisa e unidades de Produção, em Pelotas e Região.

A promoção da Expoarroz é das entidades representativas do setor, que são: Sindicato da Indústria do Arroz no Estado do Rio Grande do Sul, Associação Brasileira das Indústrias de Arroz Parboilizado (Abiap), Sindicato da Indústria do Arroz de Pelotas, Federação da Agricultura do Estado do Rio Grande do Sul, Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Instituto Riograndense do Arroz (Irga), Fiergs, Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e Associação Riograndense de Empreendimentos de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater/RS). O evento conta como apoio do Sebrae/RS, da Associação Rural de Pelotas, da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Pelotas, da Associação dos Municípios da Zona Sul (Azonasul), do Canal Rural, do Movimento Brasil Competitivo, da Superintendência do Porto do Rio Grande e da Prefeitura Municipal de Pelotas.

Deixe um comentário

Postagens relacionadas

Receba nossa newsletter