Exportações de arroz do Vietnã atingem novo recorde

 Exportações de arroz do Vietnã atingem novo recorde

Agricultores colhem arroz na província de Hau Giang, no Delta do MeKong. Foto de Ly Anh Lam

(Por Planeta Arroz, com VNA) O Vietnã estabeleceu um novo recorde em receitas de exportação de arroz nos primeiros nove meses de 2023 graças aos aumentos de preços, de acordo com o Ministério da Agricultura e Desenvolvimento Rural.

O país faturou 3,66 mil milhões de dólares com a exportação de arroz no período, um aumento de 40,4% em termos anuais, informou o ministério.

O resultado foi atribuído ao aumento do preço do arroz de exportação vietnamita e à diminuição da oferta de arroz em muitos mercados durante o período analisado, afirmou.

O preço médio do arroz exportado pelo Vietnã nos primeiros três trimestres atingiu 553 dólares por tonelada, um aumento de 14% em relação ao mesmo período do ano anterior.

As Filipinas foram o maior comprador de produtos de arroz vietnamitas nos primeiros oito meses, respondendo por 40,3% do total das exportações de arroz. A China e a Indonésia ficaram em segundo e terceiro lugar, respondendo por 13,5% e 12,4%, respectivamente.

De acordo com o vice-diretor Geral do Departamento de Exportação-Importação do Ministério da Indústria e Comércio Tran Thanh Hai, o preço do arroz exportado deverá permanecer elevado até o final deste ano devido à contínua demanda por importações nos principais mercados consumidores como Filipinas, China, Indonésia, Malásia e África. Isto está associado à oferta limitada de arroz dos principais exportadores como a Índia e o Paquistão.

O Presidente da Associação Alimentar do Vietnã (VFA), Nguyen Ngoc Nam, sublinhou que há amplo espaço para o crescimento das exportações, especialmente porque as Filipinas precisam de importar mais 1,1 milhões de toneladas, enquanto a Indonésia planeja comprar 2,3 milhões de toneladas até ao final do ano.

A procura da China pelas importações de arroz também deverá aumentar nos restantes meses do ano, disse Nam. “Aconselha-se aos exportadores de arroz que tenham estratégias adequadas para garantir a capacidade de satisfazer as exportações”, encerra.

Deixe um comentário

Postagens relacionadas

Receba nossa newsletter