Exportações de commodities agrícolas caem para 1,79 milhão de toneladas na Índia
A exportação de commodities agrícolas da Índia, incluindo arroz basmati, caiu para 1,793 milhão de toneladas em setembro deste ano, em comparação com 2,794 milhões de toneladas no mês anterior, de acordo com o órgão de promoção das exportações agrícolas APEDA.
As exportações de commodities agrícolas em abril e maio foram de cerca de 3,3 milhões de toneladas cada. No entanto, os envios de produtos agrícolas caíram para quase 1,8 milhões de toneladas devido a diversas restrições à exportação de diversas variedades de arroz, incluindo arroz partido e arroz branco não basmati.
A exportação de artigos agrícolas situou-se em 2,794 milhões de toneladas em Agosto do ano fiscal de 2023-24, de acordo com os dados mantidos pela Autoridade de Desenvolvimento das Exportações de Produtos Alimentares Agrícolas e Transformados (APEDA).
Em termos de valor, a exportação de artigos agrícolas diminuiu para 14 153 milhões de rupias durante Setembro, face aos 18 128 milhões de rupias em Agosto deste ano fiscal.
Grande parte das exportações em Setembro foram exportações não-basmati que se situaram em 425.000 toneladas, arroz basmati em 121.000 toneladas, cebolas frescas em 151.000 toneladas e carne de búfalo em 121.427 toneladas, mostraram os dados.
A exportação total de commodities agrícolas entre abril e setembro foi de 17,227 milhões de toneladas.
A exportação de certos produtos agrícolas foi afectada este ano devido à proibição de diversas variedades de arroz, à imposição de um preço mínimo de exportação ao arroz basmati para aumentar a oferta interna e controlar a inflação alimentar.
A APEDA mantém dados sobre a exportação de 47 produtos agrícolas, incluindo produtos de carne e aves.