FAO realiza Conferência sobre Arroz na China

Evento para a Ásia e Pacífico acontece no momento em que pesquisadores anunciam seleção de híbridos de alto potencial em Hainan.

A 27ª Conferência Regional para a Ásia e o Pacífico da Organização Mundial de Alimentos e Agricultura (FAO) está acontecendo em Beijing, capital da China, de hoje (17) até 21. Mais de 200 representantes de 43 países asiáticos e da região do Pacífico assistirão à conferência.

Além de outros temas, os representantes discutirão o papel do arroz na agricultura sustentável e o desenvolvimento rural na Ásia e no Pacífico. Uma estratégia sub-regional para a segurança alimentar também está em debate, já que 2004 foi declarado pela ONU o Ano Internacional do Arroz justamente pela queda na produção regional e aumento do consumo, o que colocou a Ásia, ao lado da África, entre os continentes com maiores riscos alimentares.

A conferência, contudo, acontece em meio a uma boa notícia para a China. Um campo experimental cultivado com arroz híbrido superior na aldeia de Tianduzhen, cidade de Sanya e Provincia de Hainan, no sul da China, demonstrou rendimento recorde de 833,5 quilos/mu (1 mu é igual a 2000/m3).

O sucesso deste experimento auxiliará a China a selecionar castas híbridas de arroz indicadas para áreas tropicais, como o sudeste asiático e também é muito significativo para a produção de grãos em Hainan, onde a produção de grãos vêm sendo considerada muito baixa.

Deixe um comentário

Postagens relacionadas

Receba nossa newsletter