Federarroz promove a 9ª Abertura do Plantio do Arroz

Evento também é promovido pela Associação de Arrozeiros de Restinga Sêca e escolherá as soberanas da 23ª Abertura Oficial da Colheita do Arroz.

A Federação das Associações de Arrozeiros do Rio Grande do Sul (Federarroz), juntamente com a Associação de Arrozeiros de Restinga Sêca (RS), promoverá na próxima quinta-feira, 11 de outubro, a 9ª Abertura do Plantio do Arroz. O evento acontecerá a partir das 9h, no Centro de Eventos de Restinga Sêca, e paralelamente acontecerá a escolha das soberanas da 23ª Abertura Oficial da Colheita do Arroz, evento que acontecerá em fevereiro de 2013.

Renato Rocha, presidente da Federarroz, explica que a programação iniciará às 8h30min com a recepção dos visitantes e autoridades, seguindo às 9h com palestra sobre o Cenário Climático para a Safra 2012/13, a cargo de Alexandre Aguiar, da METSul. Em seguida o presidente do Irga, Cláudio Pereira, falará a respeito do Futuro da Orizicultura Gaúcha e o secretário nacional de Política Agrícola, do MAPA, Caio Rocha, abordará as Perspectivas da Política Arrozeira para a safra 2012/13. Além destes, o secretário da Agricultura do Rio Grande do Sul, Luiz Fernando Mainardi, estará presente ao evento, representando o governador Tarso Genro. Os prefeitos, atual e eleito, de Restinga Sêca, também estarão presentes, além do superintendente do Banco do Brasil, Tarcisio Bauer.

Na ocasião o setor apresentará suas reivindicações aos governos estadual e federal para a estabilidade político-setorial na próxima safra. “Nossas demandas para o governo federal são basicamente três: o programa de repactuação das dívidas arrozeiras, a previsão orçamentária de R$ 1 bilhão para políticas de apoio à comercialização do arroz, caso se faça necessário, e que o governo federal estabeleça, definitivamente, cotas de importação de arroz do Mercosul e de terceiros países”, afirma. “O momento de comercialização é positivo, o que resume as demandas ao governo federal, mas esperamos que seja consolidado o compromisso do Ministro da Agricultura Mendes Ribeiro e do governador Tarso Genro e seus representantes e reforço destes pedidos à União”, acrescenta. Para as 12h, autoridades, patrocinadores, técnicos e representantes setoriais promoverão o gesto simbólico de início do plantio da safra 2012/13 encerrando com um carreteiro e feijoada.

SOBERANAS – Logo após a abertura simbólica do plantio da safra de arroz 2012/13, será promovido o Jantar-baile de Escolha da Rainha e Princesas da Abertura da Colheita 2013, que acontecerá entre 21 e 23 de fevereiro, em Restinga Sêca. O concurso ocorrerá no Clube Seco e conta com oito candidatas representando associações de arrozeiros. Além da parte estética e comportamental do concurso, há também entrevista sobre a cultura do arroz, o evento e aspectos relacionados à região que a candidata representa.

AS CONCORRENTES

Município – Candidata

Agudo – Bruna Martini

Alegrete – Natália Lima

Dom Pedrito – Helena Leon

Restinga Sêca – Patrícia Hatschbach

Rosário do Sul – Andressa Dalmolin

Santa Maria – Jenifer Rossi

São Gabriel – Fabiana Kauffman

São Sepé – Fernanda Freitas

 

Fonte: Federarroz

Deixe um comentário

Postagens relacionadas

Receba nossa newsletter