Festa Regional do Arroz mostra importância do grão em São João do Polêsine

Também estão previstos seminários sobre a produção do arroz, programação cultural, feira de produtos coloniais e ainda uma homenagem a 15 produtores que foram pioneiros na cultura do grão no município.

De 15 a 17 de maio, acontece, em São João do Polêsine, na 4ª Colônia de Imigração Italiana, a 60ª edição da Festa Regional do Arroz. Criada em 1955, a Festa, que será realizada na Praça Diácono João Luiz Pozzobon, tem como objetivo estimular o aprimoramento tecnológico da cultura do arroz irrigado e a sua divulgação para os produtores da região e do Estado.

Também estão previstos seminários sobre a produção do arroz, programação cultural, feira de produtos coloniais e ainda uma homenagem a 15 produtores que foram pioneiros na cultura do grão no município. São esperadas, conforme os organizadores, cerca de cinco mil pessoas.

A equipe de extensionistas do escritório da Emater/RS-Ascar no município faz parte da Comissão Organizadora do evento e realiza a Feira de Produtos Coloniais, que reúne os produtos oriundos da agricultura familiar, além de artesanato, fruticultura e a produção das agroindústrias do município.

Para o chefe do escritório municipal da Emater/RS-Ascar de São João do Polêsine, técnico agrícola Evandro Roberto Bulegon, essa oportunidade é fundamental para que os produtores exponham o seu trabalho.

“A feira é muito importante para a divulgação dos produtos, uma oportunidade para os produtores realizarem uma venda a mais, mais um ganho para a propriedade”, destaca Bulegon.

O extensionista também frisa que a feira movimenta o município e as famílias assistidas pela Emater/RS-Ascar. “Com todas as pessoas que participam da festa mantemos um vínculo, oferecemos uma assistência. São cerca de 80 famílias que irão participar das atividades”, diz Bulegon.

A equipe do escritório municipal da Emater/RS-Ascar de São João do Polêsine também auxilia na organização do Desfile Comemorativo, que acontece no domingo (17/5), que destaca as características da cultura da imigração italiana e a importância do cultivo do arroz para o município.

Para a ocasião, a equipe do escritório local da Emater/RS-Ascar preparou carros alegóricos. “Nesse ano vamos participar com alegorias sobre o consórcio da rizipiscicultura e o marreco de Pequim, que são atividades desenvolvidas no município na produção do arroz. Nos carros tentamos fazer uma réplica do que é feito na prática”, antecipa Bulegon.

Durante a programação, o presidente da Federação das Associações de Arrozeiros do Estado do Rio Grande do Sul (Federarroz), Henrique Osório Dornelles, e o presidente do Instituto Rio Grandense do Arroz, Guinter Frantz, realizarão palestras sobre a produção do cereal.

A Festa Regional do Arroz é realizada pela Prefeitura Municipal de São João do Polêsine, junto com a Paróquia São João Batista. O evento conta com o apoio da Emater/RS-Ascar, do IRGA e da Associação Comercial, Industrial, de Serviços e Agricultura (ACISA).

Deixe um comentário

Postagens relacionadas

Receba nossa newsletter