Foco no produtor rural
Em sua 5ª edição, Semana Arrozeira de Alegrete vai abordar gestão, economia
e liderança
.
O presidente da entidade, Henrique Osório Dornelles, explica que a programação ocorre de forma simultânea, com atividades nas zonas urbana e rural de Alegrete e Manoel Viana. São quatro regiões diferentes do município que recebem palestras de temas que vão de saúde alimentar e saúde da mulher até economia familiar. “A proposta é qualificar os recursos humanos, levar o bem-estar e a inserção das novas tecnologias não só aos proprietários rurais, mas aos colaboradores e suas famílias, favorecendo a comunidade a qual está inserido o meio ambiente da lavoura”, diz Dornelles.
A programação no CTG Farroupilha tem confirmadas as presenças do presidente da Calçados Beira Rio, Roberto Argenta, do membro do Conselho da JBS, José Batista Júnior, do diretor presidente da Valmont, Marcelo Lopes, do agropecuarista sócio da Foletto Alimentos, Almir Foletto, do presidente do Conselho Deliberativo Senar, Ademar Silva Júnior, do presidente da Central Sicredi Sul, Orlando Müller, e do diretor de política de irrigação do Ministério de Integração Nacional, Donivaldo Pedro Martins.
Uma das preocupações da associação durante a Semana Arrozeira é inserir na programação assuntos relevantes à lavoura. “Em 2010, o foco das discussões foi o Novo Código Florestal. Em 2011, a crise do setor e a queda no consumo. Nesta edição, vamos debater gestão, economia e liderança, além de problemas estruturais da lavoura”.
Para o dirigente, o setor precisa quebrar paradigmas na forma de atuar frente aos desafios do mercado. “É fundamental que trabalhemos para formar novas lideranças, pensar e tratar com o governo os problemas do setor de forma diferente. O mesmo vale para o produtor, que precisa olhar a economia global e fazer um plano estratégico. Deve melhorar a gestão econômica da propriedade e de recursos humanos. Para isso, as entidades de classe da região trabalham em convergência”, observa.
A 5ª Semana Arrozeira de Alegrete também tem caráter social, marcado pela bênção pós-colheita e a entrega do troféu O Taipeiro, momento em que são destacadas pessoas que se dedicam à sustentabilidade do negócio arroz.
Seguindo o exemplo das edições anteriores, o evento será encerrado com o tradicional jantar-baile e a escolha das soberanas do arroz. A programação é aberta ao público, com entrada franca em todas as atividades, incluindo o jantar, que é oferecido durante as cinco noites da Semana Arrozeira, no CTG Farroupilha.