Formoso do Araguaia (TO) recebe Seminário da Cadeia Produtiva do Arroz nesta semana

O evento, que faz parte da programação do 7º Seminário da Cadeia Produtiva do Arroz, acontecerá na Câmara Municipal e pretende debater a produção do grão no Estado do Tocantins.

Com uma produção estimada em 348 mil toneladas, o arroz tocantinense será tema de grandes debates nos próximos dias na cidade de Formoso do Araguaia, a 327 km de Palmas. Na quarta-feira, dia 04, o Governo do Tocantins, por meio da Secretaria da Agricultura e Pecuária (Seagro), realizará a IV Reunião Técnica do Arroz. O evento, que faz parte da programação do 7º Seminário da Cadeia Produtiva do Arroz, acontecerá na Câmara Municipal e pretende debater a produção do grão no Estado.

Com a presença confirmada de mais de trinta pessoas, entre técnicos, representantes de instituições e produtores de arroz, a Reunião Técnica estabelecerá metas para melhorar a produtividade do grão no Tocantins, conforme apontou o supervisor do departamento de Desenvolvimento Vegetal da Seagro, José Américo Vasconcelos. Durante a Reunião, Vasconcelos também será empossado como presidente da Comissão Técnica do Arroz.

Já o 7º Seminário da Cadeia Produtiva do Arroz do Tocantins, que tem o apoio do Governo do Estado, quer fomentar discussões que vão desde o cultivo até a industrialização do produto, a fim de promover uma visão unificada da produção orizícula, gerando práticas eficientes que desenvolvam a cadeia produtiva e aumentem a rentabilidade da produção. O evento é uma realização do Sindicato dos Beneficiários de Arroz do Tocantins (Sindiato).

Comissão

A Comissão Técnica do Arroz é formada pela Seagro, Embrapa, Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), Agência de Defesa Agropecuária (Adapec), Fundação Universidade do Tocantins (Unitins), Secretaria da Fazenda, Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins), Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Universidade Federal do Tocantins (UFT) e Sindicato dos Beneficiadores de Arroz do Estado do Tocantins (Sindiato).

Dados

Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Tocantins deve produzir na safra 2012/2013, 348.241 toneladas de arroz em casca, em uma área de 111.155 hectares. Os municípios com maior produção no Estado são: Formoso do Araguaia (102.550 toneladas), Lagoa da Confusão (94.410 toneladas) e Dueré (27.540 toneladas), municípios integrantes da região das várzeas tocantinenses.

Deixe um comentário

Postagens relacionadas

Receba nossa newsletter