Fórum do Mercado de Arroz reúne 200 participantes em S. Vitória do Palmar (RS)

O engenheiro agrônomo Valmir Menezes apresentou os resultados do projeto 10 no município e fez comentários sobre o manejo correto da cultura do arroz na região Sul do RS.

O censo da lavoura de arroz foi lançado durante o Fórum do Mercado de Arroz, pelo diretor técnico do Instituto Rio-Grandense do Arroz (Irga), Maurício Fischer, que falou sobre a sua importância para tomadas de decisões e planejamento de políticas corretas ao setor. O evento foi realizado na quinta e sexta-feira, no Clube Comercial de Santa Vitória do Palmar.

A promoção foi da Associação dos Arrozeiros de Santa Vitória e Escritório Municipal do Irga e contou com a participação de pelo menos 200 pessoas, entre produtores e comunidade em geral.

O engenheiro agrônomo Valmir Menezes apresentou os resultados do projeto 10 no município e fez comentários sobre o manejo correto da cultura do arroz na região, que apresenta algumas particularidades em função do clima. O vice-prefeito João Amintas Maciel abriu o encontro e o presidente da Associação dos Arrozeiros, Paulo Bueno, traçou perfil da lavoura no município e algumas ações desenvolvidas pela entidade.

Os desafios da Metade Sul frente ao Mercosul foi o tema abordado pelo deputado estadual Berfran Rosado que enfatizou a necessidade da integração entre os países do Mercosul, desde que em bases iguais a todos os participantes. Com base em dados estatísticos, apresentou a proposta para que a Metade Sul se torne um pólo exportador de produtos primários como arroz, carne e madeira, com a utilização da logística do porto de Rio Grande e com isto alavancar a economia da região.

O fórum foi encerrado pelo presidente do Irga, Pery Coelho, que falou sobre o Mercado Internacional do Arroz.

– As perspectivas de negócios de exportação são importantes para escoar o superávit da produção brasileira e a entidade trabalha nessa direção sem perder o foco na produtividade das lavouras -, explicou.

Ele comentou ainda sobre as tratativas junto ao governo federal no sentido de implantação das medidas anunciadas durante o “tratoraço em Brasília” e que até o momento não foram concretizadas.

O fórum continuou na sexta-feira, quando foram realizados cursos de capacitação de mão-de-obra para funcionários na propriedade de Darci Zanetti. Outras propriedades também serão contempladas com estes cursos, ministrados por técnicos do Irga, durante toda a semana.

Deixe um comentário

Postagens relacionadas

Receba nossa newsletter