Frete marítimo pode desacelerar exportações de arroz

 Frete marítimo pode desacelerar exportações de arroz

As taxas de frete marítimo aumentaram 50-60 por cento tanto para contêineres quanto para carga fracionada –

Compradores ficam cautelosos com a rúpia indiana também enfraquecendo.

Após exportações recordes de cerca de 12 milhões de toneladas (mt) de arroz não basmati durante o período 2020-21, os exportadores estão confiantes em manter a tendência neste ano fiscal.

No entanto, eles veem um início mais lento para os embarques no atual ano fiscal, uma vez que os compradores se tornaram cautelosos com o forte aumento nas taxas de frete.

“No novo ano financeiro, esperamos manter a tendência de embarque observada no ano passado, já que os problemas de abastecimento continuam em outros grandes países produtores. No entanto, com o aumento das taxas de frete, vemos os compradores adotando uma postura de esperar e observar. Como resultado, haverá um início mais lento dos embarques ”, disse BV Krishna Rao, presidente da Associação de Exportadores de Arroz (REA). No entanto, os embarques para os contratos anteriores acontecerão em abril, disse ele.

As taxas de frete marítimo aumentaram 50-60 por cento tanto para contêineres quanto para carga fracionada, devido ao qual a participação do frete no custo total do produto arroz aumentou significativamente, disse Rao. A demanda continua existindo, já que os problemas de fornecimento continuam nas outras origens. Embora a safra tenha melhorado em Mianmar, os exportadores enfrentam desafios devido à situação política prevalecente. Além disso, uma moeda indiana mais fraca está ajudando os exportadores do país.

Rao disse ainda que a disponibilidade para exportação no país tende a ser menor, uma vez que o governo intensificou as compras. “Podemos não ter o nível de abastecimento do ano passado devido ao aumento nas compras, o que pode resultar em preços ligeiramente firmes. Esperamos que as realizações médias aumentem em cerca de US$ 20 por tonelada em relação à média do ano passado de cerca de US$ 370 ”, acrescentou.

A Índia – com exportações totais de cerca de 16 milhões de toneladas – tem sido o maior ator no comércio mundial de arroz, estimado em pouco menos de 50 milhões de toneladas.

Basmati

As exportações de arroz Basmati estão estimadas em 4,5 a 4,6 milhões de toneladas, disse Vinod Kaul, diretor executivo da Associação de Exportadores de Arroz da Índia. As vendas, que haviam registrado um crescimento de cerca de 16% em volumes até dezembro, desaceleraram no período janeiro-fevereiro devido à escassez de contêineres e também devido a taxas de frete marítimo mais altas. “Como resultado, esperamos que um crescimento geral nas remessas seja marginal em cerca de 1% ao longo de 2019-20”, disse Kaul. A Índia exportou 4,5 milhões de toneladas em 2019-20. Cerca de 90 por cento das remessas de basmati são feitas por meio de contêineres.

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