Frio do Carnaval deverá afetar mais de 300 mil hectares de arroz
Autoria: Marco Aurélio Marques Tavares – diretor de Mercados da Federarroz e agropecuarista.
A forte massa de ar frio que afetou o Rio Grande do Sul , nos últimos dias , 21 , 22 e 23 de fevereiro, com temperaturas abaixo de 10 graus, praticamente em todo o Estado, e com ventos fortes soprando do quadrante sul, deverá impactar mais de 300 mil hectares de arroz plantados.
Segundo dados do Irga, foram plantados até 08/11, em torno d e 530 mil hectares, dos 930 mil plantados na safra e que efetivamente já haviam ultrapassado a fase crítica de floração.
Dados da Emater, divulgados na 5ª feira passada (o Irga ainda não divulgou o Relatório da Evolução da Colheita) , indica que foram colhidos 3% da área e com boa produtividade, e deverá continuar num bom patamar, tendo em vista que 33% da lavoura foi plantada até o início de outubro(Irga), melhor época recomendada para a implantação da lavoura. mas, 33%estavam no estado de floração,segundo o mesmo relatório.
As fortes chuvas ocorridas no mês de outubro determinaram um lento avanço no plantio, sendo que até o dia 08 de novembro, tinham sido plantados mais 200 mil hectares, totalizando 530 mil hectares(faltavam 400 mil hectares), ou 57% da área plantada até aquela data.
Sendo assim, a partir de 10 de novembro, com a estabilização do tempo, a velocidade de plantio aumentou consideravelmente.
Depois de uma Primavera, extraordinariamente chuvosa, e de um Verão extremamente seco, que favoreceu consideravelmente a lavoura estabelecida no cedo e com boa disponibilidade hídrica, mas que, entretanto, prejudicou lavouras que dependiam de mananciais hídricos próprios e que também apresentaram dificuldades iniciais de irrigação e controle de invasoras, principalmente as ciperáceas e o arroz vermelho, surge uma forte onda de ar seco, no carnaval, em meados de fevereiro, quando grande parte da lavoura implantada, na metade de novembro, está no estado mais delicado do processo reprodutivo…
Indiscutivelmente, a lavoura gaúcha terá perdas…