Fronteira Oeste tem 23% da área de arroz plantada
A Fronteira Oeste irá recuperar a área que tradicionalmente é plantada, cerca de 295 mil hectares, o que a coloca como maior produtora de arroz do Estado.
A época ideal para o plantio de arroz vai até a primeira quinzena de novembro, mas os produtores da Fronteira Oeste estão adiantados. Conforme o agrônomo do Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga), Gustavo Hernandes, a região tem 23% da área prevista já plantada. As chuvas atrasaram o plantio, mas o Rio Uruguai voltou ao leito normal e os arrozeiros puderam entrar novamente nas lavouras para semear a safra que iniciou oficialmente na última sexta-feira.
A previsão para os próximos dias é de mais chuva.
– As precipitações são normais nessa época do ano e não devem atrasar o preparo da semeadura – afirmou Hernandes.
Segundo ele, os cultivares que terão a maior participação pertencem ao Irga e são consideradas marcas tops na mesa do consumidor.
– IRGA 417 e IRGA 409 são as cultivares mais representativos da região – disse.
A Fronteira Oeste irá recuperar a área que tradicionalmente é plantada, cerca de 295 mil hectares, o que a coloca como maior produtora de arroz do Estado. De acordo com Hernandes, a produtividade deve ficar próxima de 7 mil quilos por hectare. Em todo o Rio Grande do Sul, a estimativa é de que 10% da área já esteja plantada.
Na região, o Irga mantém uma estação de pesquisa para o teste e desenvolvimento de novos cultivares. Em torno de 50 mil hectares são plantados com as recomendações de manejo preconizadas pelo Projeto 10, que faz parte da nova fase do Programa Arroz RS.