Gabriela Fonseca assume a Divisão de Pesquisa do Irga
A gerência da Divisão de Pesquisa abrange a coordenação dos trabalhos de pesquisa do Irga e a coordenação da Estação Experimental do Arroz (EEA), localizada no município de Cachoeirinha. Gabriela é a segunda mulher a assumir a chefia da estação (Flávia foi a primeira, em 2017) desde a criação da EEA, em 1939.
Gabriela é servidora de carreira da autarquia, com experiência de nove anos em melhoramento genético e 14 anos em estudo da cultura do arroz. É graduada em Engenharia Agronômica pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e tem mestrado e doutorado em Ciências na área de concentração Fitomelhoramento também pela UFPel. Atuou como pesquisadora do Irga entre 2011 e 2014. Em 2017, regressou à autarquia por meio de concurso público. Lotada na Divisão de Pesquisa, desempenhou atividades na área de melhoramento genético, sendo que atualmente ocupava o cargo de chefia do setor. Também é coordenadora da Comissão de Pesquisa e Extensão do instituto.
“A Gabriela é uma excelente pesquisadora que ao aceitar o desafio de estar à frente da Divisão de Pesquisa irá agregar e dar seguimento ao trabalho que já está sendo feito na pesquisa. Ela é uma profissional extremamente capacitada, com experiência em melhoramento genético, além de ter uma excelente relação com colegas, conselheiros e produtores. Vejo essa nomeação como uma conquista da Diretoria Técnica, que tem como objetivo primordial atender as necessidades do produtor”, comenta a diretora Flávia.