Garantia que vem do sul
RS garante 71% da safra de arroz brasileira e 60% do abastecimento
Mesmo que a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) não tenha computado os danos da seca e das altas temperaturas à colheita gaúcha no levantamento divulgado em janeiro, mas realizado em dezembro, um dado consolida mais uma vez a aposição das lavouras de arroz irrigado do Rio Grande do Sul. O estado é, disparado na frente, o grande responsável pelo abastecimento do país com o principal grão para consumo humano.
Os gaúchos respondem por 71% da safra nacional, e nem estamos falando dos sul-rio-grandenses que migraram para outros países do Mercosul e estados brasileiros e que se notabilizam pela condução das suas atividades agropecuárias.
Para Alexandre Velho, presidente da Federação das Associações de Arrozeiros do Rio Grande do Sul (Federarroz), há o aspecto cultural e também geográfico que deve ser abordado. “Em primeiro lugar, há mais de um século se produz arroz no estado e temos uma lavoura com uma das maiores qualidades e maior aporte de tecnologias do mundo, além disso, nossas várzeas são aptas ao cultivo”, observou.
MODELO
A lavoura gaúcha exporta tecnologia e é modelo para todo o Mercosul. “O Mercosul cresceu em cima do modelo de produção gaúcho e até hoje usa variedades do Irga, e vários outros estados também adotaram esse sistema”, explicou o presidente do Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga), Rodrigo Machado.
Para a safra 2021/22, a Conab projetou – até janeiro – uma colheita de 8.085,7 milhões de toneladas de arroz em casca no RS, frente aos 11.380,6 milhões de toneladas de todo o país. Somando o vizinho estado de Santa Catarina, a produção se eleva a 80%.
A estiagem e as altas temperaturas, porém, mais o aumento dos custos de produção e problemas no estabelecimento das lavouras atualizam essa estimativa todos os dias e esses números não devem se confirmar. Assim, é esperada uma colheita entre 7,5 e 7,7 milhões de toneladas no RS, números que seguem caindo enquanto se prolongam os problemas climáticos. Ainda assim, a cada 10 grãos de arroz produzidos no país, sete são gaúchos.